Por uma investigação científica útil e ao serviço das pessoas: Contributos da investigação ação participativa para o exercício de uma democracia participada.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.350

Palavras-chave:

Educação, Paradigma qualitativo, Investigação ação participativa, Marginalização

Resumo

A constante evolução, descobertas e transformações de um mundo globalizado, influenciam os paradigmas que norteiam o/a investigador/a na forma de fazer e conceber a ciência. No campo sócioeducacional, mais do que uma procura explicativa dos fenómenos e da realidade social, a investigação almeja uma descrição e compreensão dos mesmos para neles se atuar. Neste contexto, emergem e ganham sentido as investigações de natureza qualitativa, que privilegiam uma produção de conhecimento comprometida com a transformação e emancipação das pessoas e das comunidades. De entre as metodologias que integram este tipo de pesquisa, destacamos a investigação ação participativa, a qual será o objeto de análise e reflexão do presente artigo. Esta metodologia destaca-se pelo facto de valorizar a voz das pessoas - sobretudo daquelas que pertencem a grupos minoritários e marginalizados -, incentivando-as a se envolverem e a participarem na transformação e melhoria das suas vidas, e na determinação dos acontecimentos sociais que as afetam.

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Biografias Autor

Joana Vaz Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, Investigadora na área da proteção internacional da pessoa humana. Mestre em Educação e Intervenção Social, pelo Politécnico do Porto. Experiência profissional na intervenção social em diversos contextos, com pessoas em situação de grande vulnerabilidade. Exerceu as funções de Assistente Convidada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem artigos publicados em revistas nacionais e participou, enquanto oradora, em eventos nacionais e internacionais.

Sofia Veiga, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Doutorada em Psicologia. Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialidade avançada em Psicoterapia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, orientando estágios da licenciatura de Educação Social há mais de duas décadas. Psicóloga clínica no Centro de Intervenção Psicopedagógica da ESE.IPP. Investigadora Integrada do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inEd) da ESE.IPP. De entre a sua formação complementar, salientam-se as Formações Especializadas em Psicoterapia Psicodinâmica e em Psicodrama, sendo Membro Didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. É autora de diversos artigos científicos, nomeadamente no domínio da Educação e Intervenção Social.

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

Vaz Ferreira, J., & Veiga, S. (2023). Por uma investigação científica útil e ao serviço das pessoas: Contributos da investigação ação participativa para o exercício de uma democracia participada. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(2), e350. https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.350

Edição

Secção

Artigos