O Projeto Musical “Na AFID eu sou Feliz!” Escutar a voz das pessoas com deficiência

Autores

  • Inês Cardoso Lindeza Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Ana Isabel Pereira CESEM, NOVA FCSH https://orcid.org/0000-0002-4218-1028
  • Ana Gama Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CIED https://orcid.org/0000-0002-0647-9820
  • Abel Arez Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CESEM, NOVA FCSH

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332

Palavras-chave:

Música na Comunidade, Pessoas com deficiência, Arte participativa

Resumo

No âmbito da Música na Comunidade, os projetos de intervenção devem ser um motor de desenvolvimento pessoal e mudança social, envolvendo o “fazer” música de forma colaborativa através de atos de co-criação entre o facilitador e os participantes. Em Portugal, projetos deste teor são ainda pouco divulgados. Este artigo tem como objetivo apresentar o processo desenvolvido num projeto musical com pessoas com deficiência e analisar como foi escutada a voz dos participantes. Enquadrado na Unidade Curricular de Projeto Musical de Intervenção Comunitária II da licenciatura em Música a Comunidade da ESELx, o projeto “Na AFID eu sou Feliz!” foi implementado entre 5 de novembro de 2020 e 27 de maio de 2021 na Fundação AFID Diferença, instituída pela Associação Nacional de Famílias para a Integração de Pessoa Deficiente (AFID). Para delineamento e concretização desta intervenção foi adotada a grelha conceptual da Metodologia de Projeto. O processo culminou na apresentação de três objetos artísticos: um CD com criações musicais originais, um espetáculo e uma instalação visual. Ao longo deste projeto, constatou-se a importância da escuta e da intervenção ativa de todos os agentes. É urgente divulgar e refletir sobre o papel deste tipo de projetos para que os processos de transformação possam ter lugar em mais comunidades e sejam significativos em termos do bem-estar máximo das pessoas.

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Biografias Autor

Inês Cardoso Lindeza, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Natural do Fundão, Inês Cardoso Lindeza é Licenciada em Música na Comunidade pela Escola Superior de Educação de Lisboa e pela Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa. Atualmente frequenta a Pós-Graduação em 'Música na Infância: Intervenção e Investigação', na NOVA FCSH.

Ana Isabel Pereira, CESEM, NOVA FCSH

Nascida em Lisboa, Ana Isabel Pereira é doutorada em Ciências Musicais, na especialidade de Ensino e Psicologia da Música, pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Em 2021, assume a coordenação do Grupo de Educação e Desenvolvimento Humano do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da NOVA FCSH. É co-coordenadora da Pós-graduação em 'Música na Infância: Intervenção e Investigação' nessa instituição desde 2020. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no Ensino Básico na NOVA FCSH (em 2014). Fez parte do primeiro ciclo de estudos da Licenciatura em Música na Comunidade na Escola Superior de Educação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, onde é Professora Assistente Convidada desde 2015. Os seus principais interesses de investigação incluem o estudo da aprendizagem e desenvolvimento musical ao longo da vida, bem como a avaliação do desempenho vocal em crianças.

Ana Gama, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CIED

Doutorada em Educação (com especialização em Administração e Política Educacional). Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa no domínio da Sociologia da Educação. Tem integrado vários projetos científicos como investigadora e é autora e co-autora de publicações científicas nacionais e internacionais nas áreas da educação, análise de políticas públicas, animação sociocultural, seniores, música na comunidade, violência no namoro no contexto de instituições do ensino superior. Também é referee em duas revistas científicas nacionais, de que se destacam as revistas INTERACÇÕES e Medi@ções. Perita externa no Agrupamento de Escolas TEIP Visconde Juromenha desde 2020.

Abel Arez, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CESEM, NOVA FCSH

É Professor Adjunto da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde preside ao Departamento de Formação e Investigação em Artes e Design e coordena a Licenciatura em Música na Comunidade desenvolvida em conjunto com a Escola Superior de Música de Lisboa. No âmbito dessas funções, tem desenvolvido trabalho na formação e acompanhamento de práticas de Músicos na Comunidade, Animadores Socioculturais e Mediadores Artísticos e Culturais. Obteve, em 2018, o título de Especialista em Música na Comunidade. No âmbito da música comunitária, liderou diversos projetos entre os quais se destacam a criação dos espetáculos comunitários “m’àgua” (com a população de Mértola) e “Amanhã temos bom dia” (com músicos do Seixal).

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Lindeza, I. C., Pereira, A. I. ., Gama, A., & Arez, A. (2022). O Projeto Musical “Na AFID eu sou Feliz!” Escutar a voz das pessoas com deficiência. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 192–213. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332

Edição

Secção

Artigos