Vozes cruzadas. Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.331

Palavras-chave:

Empatia, Intergeracionalidade, Pandemia

Resumo

O projeto idoSOS – intertwined voices, do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), decorreu entre setembro de 2020 e outubro de 2021 no âmbito da criação de respostas a problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Teve como objetivo investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e pessoas idosas que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútua. Este artigo foca-se nas metodologias e estratégias adotadas, apresentando-se também os resultados do projeto.

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Biografias Autor

Carla Cibele Figueiredo, Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal

Doutorada em Educação, especialidade de Administração e Políticas Educativas (IE/UL, 2011), Mestre em Relações Interculturais (UA, 2004), licenciada em Psicologia, variante Educacional (1996) e bacharel em Magistério Primário (1987). É atualmente docente adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e co-coordenadora do Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF/IPS) de que é membro fundador.

Ana Alcântara, ESE - IPS; IHC-NOVA FCSH/IN2PAST

Doutorada em História, especialidade História Contemporânea (FCSH/NOVA, Lisboa, 2019), mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (ISEGI/NOVA, 2011) e licenciada em História variante Arqueologia (FCSH/NOVA, 2004). É atualmente docente adjunta convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FCSH/IN2PAST) e investigadora efetiva do Centro de Investigação em Educação e Formação (CiEF/IPS).

Filipe Fialho, Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal

É docente Assistente do Departamento de Artes na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), desde 1997. No domínio da sua formação académico-profissional concluiu os cursos de: Formação Avançada em Avaliação em Educação (IE-UL, 2012), Mestrado em Educação com especialização em Formação Pessoal e Social (FC-UL, 2007), Licenciatura em Professores de Educação Musical do Ensino Básico (ESE-IPS, 1998), Bacharelato em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (UE, 1994) e Técnico de Gestão e Promoção Turística, especialização em Entidades Públicas (CEDRA,1991). É investigador efetivo do Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF/IPS).

Joana Matos, ESE/IPS; FBAUL/CIEBA

Doutorada em Belas-Artes, especialidade de Ciências da Arte (FBAUL, 2020), mestrado e licenciatura na área da Educação Visual e Tecnológica (ESE-IPS, 2008, 2010). Atualmente é professora adjunta convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS) e da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, investigadora integrada do Centro de Estudos e de Investigação em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA) e investigadora efetiva do Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF/IPS).

Referências

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Cibele Figueiredo, C., Alcântara, A., Fialho, F., & Matos, J. (2022). Vozes cruzadas. Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 214–240. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.331

Edição

Secção

Artigos