Jovens construtores da cidade – Cidadania e participação no município do Funchal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.325

Palavras-chave:

Juventude(s), Políticas locais de juventude, Plano municipal de juventude, cidadania, Participação

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo central os jovens do Funchal, as suas representações acerca da juventude, da sua participação ativa e das políticas municipais de juventude. Mobilizamos uma análise de natureza mista, combinando técnicas de natureza qualitativa e quantitativa. Metodologicamente a pesquisa iniciou-se com a análise de documentos, do âmbito local ao internacional, relativos às políticas de participação jovem. Num segundo momento, foram inquiridos os jovens do Funchal, através da aplicação de um inquérito por questionário, que contou com 1259 respostas. A informação recolhida permitiu a realização de estatística simples e também a análise de conteúdo das respostas às questões abertas. Os resultados destacam a importância dos processos de participação jovem na construção da cidade e na formulação de políticas públicas para a juventude. É também valorizado o envolvimento de todos os agentes na cocriação de uma estratégia que reflita uma visão partilhada para a cidade.

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Biografias Autor

João Dionisio, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Formação inicial em Medicina, Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária pela Escola Superior de Educação da Politécnica de Lisboa, com a dissertação de mestrado intitulada "Jovens construtores de cidades", um estudo sobre a participação dos jovens da cidade do Funchal, e sobre políticas municipais de juventude da cidade. Áreas de interesse: Juventude, Participação, Cidadania, Políticas de Juventude.

Maria João Hortas, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Doutora em Geografia Humana. Docente nda Escola Superior de Educação da Politécnica de Lisboa, na área científica das Ciências Sociais. Leciona na formação inicial de professores e educadores de infância e na formação de educadores sociais. Investigadora do Centro de Estudos Geográficos, IGOT, Universidade de Lisboa, desenvolvendo projetos nacionais e internacionais na área da Geografia Humana, Didática das Ciências Sociais, Imigração e integração socioeducativa de crianças e jovens de origem imigrante.

Joana Campos, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Formação em Sociologia, docente da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, nos cursos de Animação Sociocultural, Mediação Artística e Cultural e Educação Social e Intervenção Comunitária. Colaboradora do centro de investigação CIES-ISCTE, tem participado em projectos de investigação na área da Sociologia da Educação e  das Profissões. Áreas de interesse de pesquisa: Educação, Profissões, Trabalho Social e Intervenção socioeducativa e sociocultural.

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Dionisio, J., Hortas, M. J., & Campos, J. (2022). Jovens construtores da cidade – Cidadania e participação no município do Funchal. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 146–173. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.325

Edição

Secção

Artigos