"Quando eu olhei, eu cheguei a me emocionar” - Experimentações com a pedagogia do dispositivo e o cinema de arquivo.

Autores

  • Flavio de Moraes Junior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.288

Palavras-chave:

Pedagogia do dispositivo, Memória, Cinema de Arquivo

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre o processo de desenvolvimento e produção da Oficina Cinema de Arquivo, realizado entre 2020 e 2021, que contou com a participação de 20 estudantes da Rede municipal de educação do Rio de Janeiro, Brasil. A oficina propõe aos participantes a elaboração de um filme-ensaio, elaborado a partir da narração e do material de arquivo dos próprios educandos. Debateremos questões teóricas em torno do escopo da oficina e analisaremos sua produção a partir do curta-metragem realizado pela estudante Juliana Lopes, de 14 anos.

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Biografia Autor

Flavio de Moraes Junior, Universidade Federal Fluminense

Cientista social formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Brasil), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense - UFF (Brasil). Educador e cineasta, realiza oficinas de cinema na periferia do Rio de Janeiro.

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

de Moraes Junior, F. (2022). "Quando eu olhei, eu cheguei a me emocionar” - Experimentações com a pedagogia do dispositivo e o cinema de arquivo . Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 241–261. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.288

Edição

Secção

Artigos