Degree in Artistic and Cultural Mediation (ESELx – IPL): a critical analysis on the role of the mediator and mediation process in the Portuguese context
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.268Resumo
As mudanças nas dinâmicas do sector cultural em Portugal começam a evidenciar a necessidade de aproximar artistas e produtores culturais ao público. Contudo, serão poucos os profissionais capazes de conciliar competências teóricas e metodológicas que permitam fazer essa aproximação. Foi a identificação da necessidade de um ator que facilite a relação entre público e sector cultural que conduziu à criação da licenciatura em Mediação Artística e Cultural, no ano letivo de 2016-2017 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Esta licenciatura visa a formação de profissionais que tenham a capacidade de criar pontes entre produtores de cultura e públicos, através do desenvolvimento de estratégias em territórios diferentes, mas complementares nas áreas da educação, programação, processos criativos, a partir daquele que é o potencial integrador destas dimensões. Depois de diplomados os primeiros estudantes desta licenciatura, é importante refletir sobre o processo formativo e sobre a sua contribuição para o desenvolvimento da democratização cultural e da democracia cultural em Portugal.
Downloads
Referências
Centeno, M. J. (2011). As políticas e práticas culturais no seio da Rede Nacional de Teatros e Cineteatros. In J. Azevedo & M. de L. Martins (Eds.), Meios digitais e indústrias criativas: os efeitos e os desafios da globalização: Livro de atas: 7o CONGRESSO SOPCOM (pp. 432–442). Porto: Universidade do Porto-Faculdade de Letras/SOPCOM.
Damasceno, J. (2010). Museus para o povo português. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Ferreira, L. S. (2019). Cultivar. In T. Fradique (Ed.), O público vai ao Teatro (pp. 114–124). Maia: Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser.
Ferreira, N. M. (2018). A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica: 1916-1930. Lisboa: Livros Horizonte.
Gattinger, M. (2011). The democratization of Culture, Cultural Diplomacy and Governance. Canadian Public Arts Funders (CPAF) Annual General Meeting, 3–7. Retrieved from https://pdfs.semanticscholar.org/6d44/6013f265c122576061540749842446b27e74.pdf
Giménez, C. (2010). Mediação Intercultural. In Cadernos de apoio à formação (Vol. 4). Lisboa: Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural.
Gomes, R. T., & Lourenço, V. (2009). Democratização Cultural e Formação de Públicos: Inquérito aos “Serviços Educativos” em Portugal. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
Hadley, S., & Belfiore, E. (2018). Cultural democracy and cultural policy. Cultural Trends, 27(3), 218–223. https://doi.org/10.1080/09548963.2018.1474009
Henry, P. (2014). Un nouveau référentiel pour la culture? Toulouse: Editions de l’Attribut.
Kelly, O. (1984). Community, Art & the State: Storming the Citadels. London: Comedia Publishing Group.
Laaksonen, A. (2010). Making culture accessible: Access, participation and cultural provision in the context of cultural rights in Europe. Retrieved from http://sgpwe.izt.uam.mx/files/users/uami/ana/LaaksonenMakingCultAccesible.pdf
Lopes, J. T. (2009). Da democratização da Cultura a um conceito e prática alternativos de Democracia Cultural (No. 14).
Lussier, M. (2015). L’appropriation de la médiation culturelle dans la Vallée-du-Haut-Saint-Laurent : caractéristiques, besoins e enjeux des artistes et des travailleurs culturels. Montréal: Culture pour tous, Autour de Nous et Service aux collectivités de l’UQAM.
Matarasso, F., & Landry, C. (1999). 12 Balancing act: twenty-one strategic dilemmas in cultural policy. Retrieved from https://books.google.co.uk/books?hl=en&lr=&id=mufg31vHyfoC&oi=fnd&pg=PA7&dq=Balancing+act+:+twenty-one+strategic+dilemmas+in+cultural+policy+matarasso&ots=K4ceUulJ0t&sig=Y2Ljba1TqYhSrDlJadJPfe4F7X0&redir_esc=y#v=onepage&q=Balancing act %3A twenty-one stra
Mateus, A., Primitivo, S., Caetano, A., Barbado, A., & Cabral, I. (2010). O sector cultural e recreativo em Portugal - Sumário executivo. Lisboa.
Mörsch, C., & Holland, A. (2015). Time for cultural mediation. Retrieved from https://www.kultur-vermittlung.ch/zeit-fuer-vermittlung/index.html
Portela, A. (1987). Salazarismo e Artes Plásticas. Lisboa: Instituto da Cultura e Língua Portuguesa - Ministério da Educação.
Vlachou, M. (2019). Anfi-teatro. In T. Fradique (Ed.), O público vai ao Teatro (pp. 105–111). Maia: Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser.
Vohlgemuth, L., Campos, J., Martins, C., Gama, A., Dias, A., Hortas, M. J., & Vieira, N. (2017). Quelles médiations dans les formations offertes par l’ESELx : l’ASC et ses frontières? L’animation Socioculturelle : Quels Rapports à La Médiation ? - ISIAT. Bordeaux.
Xavier, J. B. (2016). As artes e a cultura no fio da navalha. In J. B. Xavier (Ed.), A cultura na vida de todos os dias (pp. 17–32). Porto Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Author(s) and Da Investigação às Práticas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.