A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.265Resumo
O texto aborda a aprendizagem da docência na formação inicial de discentes de Pedagogia que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID em uma universidade pública estadual situada no Nordeste brasileiro, no período de 2014 a 2016. A análise focaliza aportes da experiência formativa vivenciada no âmbito do PIBID no fortalecimento dos saberes docentes fomentados durante a formação inicial visando à aprendizagem da profissão docente. Os dados empíricos decorrem de um estudo de caso qualitativo do tipo instrumental, caminho que envolveu a técnica da entrevista, realizada com duas bolsistas do PIBID vinculadas ao subprojeto de Pedagogia. Evidenciou-se que o Programa é identificado como contexto ímpar de adensamento da formação, sobretudo, no que concerne à consolidação da aprendizagem dos saberes docentes constituídos durante a formação inicial.
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