Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.124

Resumo

Numa sociedade entusiasmada com as novas tecnologias, a Educação parece ser vista como uma área analógica, onde o digital apresenta dificuldades de integração. Assim, procurou-se compreender melhor a realidade portuguesa, sobre a qual escasseiam investigações, mais concretamente de aferir qual o papel que as tecnologias digitais representam nas salas de aula em Portugal e se a sua utilização acompanha uma reconfiguração no processo educativo. Para tal, realizou-se um estudo de caso descritivo e analítico, com recurso a um inquérito a professores do ensino secundário. Concluiu-se que as tecnologias digitais desempenham um papel instrumental e estão ao serviço do ensino e do trabalho do professor, mais do que da aprendizagem e do aluno, e que estas não se fazem acompanhar de uma reconfiguração do processo educativo, onde, apesar das novas tecnologias, predominam métodos tradicionais.

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Biografia Autor

Patrícia de Almeida, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Professora do Ensino Básico-Secundário

Doutoranda em Ciência da Informação - FLUC

Mestre em Educação e Bibliotecas - UPT

Pós-graduada em Leitura, aprendizagem e integração das bibliotecas nas atividades educativas - FPCEUP

Especializada em Linguística - UAlg

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses, Ramo educacional - FLUP

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Publicado

27-03-2018

Como Citar

Almeida, P. de. (2018). Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 8(1), 4–21. https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.124

Edição

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Artigos