Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradas

Autores

  • António Pais Unidade Técnico-Científica de Ciências Sociais e Humanas, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v2i2.49

Resumo

Neste trabalho, com base na análise de diferentes formas de conceber e entender a integração didática na perspetiva curricular portuguesa e da consideração do trinómio didático - globalização da aprendizagem / motivação / ensino e aprendizagem integrados nos primeiros anos de escolaridade –, propomos, do ponto de vista científico - didático, uma reflexão sobre os princípios e fundamentos da sequenciação didática e da construção de unidades didáticas integradoras, com o objetivo de dar contributos significativos para que, desde a formação de professores, se possam criar bases teórico-práticas de definição de percursos de ensino e aprendizagem com potencial efetivo de integração nas dimensões epistemológica
e curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvarez Méndez, J. M. (2000). Didáctica, curriculo y evaluación. Ensayos sobre cuestiones didácticas.

Buenos Aires: Miño y Dávila Editores.

Ausubel, D. (1967). Learrning theory and classroom pratice. Toronto: The Ontario Institute for

Studies in Education.

Beane, J. (1997). A Integração Curricular: a concepção do núcleo da educação democrática. Lisboa:

Didática Editora.

Bruner, J. (1960). The process of education. Cambridge: Harvard University Press.

Camilloni, A. (2007). El saber didáctico. Buenos Aires: Paidós.

Couceiro, B. R. (2009). La realidad de las unidades didáticas. Madrid: Lulu Press Inc.

Decroly, O. (1929). La fonction de globalisation dans l’enseignement. Bruxelas: Editora Lamertin.

Escamilla, A. (1993). Unidades didáticas: una propuesta de trabajo de aula. Zaragoza: Edelvives.

Guillaume, A.; Yopp, R. e Yopp, H. (2007). Startegies for Active Teaching. New Jersey: Pearson.

Habermas, J. (1971). Knowdlege and human interests. Boston: Beacon.

Hashweh, M. (2005). Teacher pedagogical constructions: a reconfiguration of pedagogical

content knowledge. Teachers and Teaching: theory and practice; 11 (3), 273–292.

Hatch, T.; Raley, J.; Austin, K.; Capitelli, S. & Faigenbaum, D. (2005). Into the Classroom:

Developing the Scholarship of Teaching and Learning. San Francisco: Jossey-Bass.

Mello, A. ; Urbanetz, S. (2008). Fundamentos da didática. Curitiba: Ibpex.

Novak, J. (1977). A theory of education. Ithaca, New York: Cornell University Press.

Perez, M. R. e Lopez, E. (1998). Aprendizaje y curriculum: diseños curriculares aplicados. 5ª

edición. Santiago do Chile: FIDE

Perrenoud, Ph. (2000). Dez novas competências para ensinar . Porto Alegre: Artmed.

Santomé, J. (1998). Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre:

Artmed.

Spiegel, A. (2009). Planificando Clases Interesantes – itinerarios para combinar recursos didácticos.

Madrid: Editorial CEP.

Schutz, A. (1945). On múltiple realities. In Philosofy and Phenomenological Research. 5, 533-576.

Villalobos, M. (2002). Didáctica integrativa y el proceso de aprendizaje. México: Trillas.

Downloads

Como Citar

Pais, A. (2015). Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 2(2), 37–52. https://doi.org/10.25757/invep.v2i2.49

Edição

Secção

Artigos