Ensino Superior inclusivo para pessoas com dificuldades intelectuais e/ou de desenvolvimento: proposta de um programa educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.392

Palavras-chave:

Ensino superior, Ensino superior inclusivo, dificuldades Intelectuais e/ou de desenvolvimento, programa universitário

Resumo

Apesar do reconhecimento do impacto positivo do Ensino Superior na qualidade de vida, há um grupo vulnerável que continua sem acesso a este nível de ensino: pessoas com dificuldades intelectuais e/ou de desenvolvimento. Todavia, os obstáculos impostos a esta população poderão ser mitigados através da criação de programas universitários inclusivos.

A partir das perceções de pessoas com dificuldades intelectuais e/ou de desenvolvimento, suas famílias e elementos da comunidade académica, importa compreender as componentes a considerar num programa que visa possibilitar a sua participação na vida universitária para o desenvolvimento de competências e a melhoria da sua qualidade de vida.

Este estudo, de natureza qualitativa, adotou o inquérito por entrevista e a análise de conteúdo para a respetiva recolha e análise de dados.

Os contributos da literatura e os dados gerados enformam a proposta de um programa universitário inclusivo, com base num percurso individualizado, flexível e alinhado com os objetivos individuais dos destinatários, em que a sua matriz curricular é composta pelas componentes académica, profissional, social e vida autodeterminada.

O número limitado de participantes e a especificidade da Instituição de Ensino Superior não permitem generalizar os dados gerados. Contudo, o estudo revela evidências passíveis de informar o desenvolvimento de programas por instituições interessadas em promover um Ensino Superior (mais) inclusivo. 

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Biografias Autor

Marisa Maia, Universidade de Aveiro

Doutorada em Educação (subárea em Diversidade e Educação Especial), investigadora de pós-doutoramento em pedagogia inclusiva no Ensino Superior e investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia.

Paula Santos, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e membro integrado doutorado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia.

Marilyn Espe-Sherwindt, Kent State University

Professora aposentada da Kent State University

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Publicado

04-04-2024

Como Citar

Maia, M., Santos, P., & Espe-Sherwindt, M. (2024). Ensino Superior inclusivo para pessoas com dificuldades intelectuais e/ou de desenvolvimento: proposta de um programa educativo. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(1), e392. https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.392