Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola

Autores

  • Cesário José Sanjambo Barbante Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
  • Lia Raquel Oliveira Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9939-7612

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.238

Resumo

O mundo está a viver uma experiência única, nunca visto dantes, face à pandemia da COVID-19. Neste sentido, a educação online por parte dos alunos tem sido mais explorada em tempos pandémicos. O presente trabalho objetiva constatar as condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior, em Angola. A metodologia desta investigação inscreve-se num plano não experimental. Foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: dados compilados, conjunto de dados, observação indireta e inquérito por questionário. Definiu-se a seguinte questão de investigação: quais as condições TIC dos alunos para o acesso à educação online em tempo de pandemia? Com este estudo, constatou-se que a maior parte dos alunos tem disponível recursos tecnológicos ligados à internet – com largura de banda reduzida –, designadamente computador, smartphone e tablet. Os resultados ainda mostram que existe um número considerável de alunos que não possui um equipamento TIC ligado à internet.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

Barbante, C. J. S., & Oliveira, L. R. (2021). Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(1), 171–180. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.238

Edição

Secção

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