Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências

Auteurs-es

  • Marco Ferreira Centro de Estudos de Educação Especial, Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, UIDEF-UL, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
  • Inês Vasconcelos Horta Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v5i2.85

Résumé

O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Baker, M. I. (2002). Reading resistance in middle school: What can be done? Journal of Adolescent & Adult Literacy, 45, 364–366.

Bernice,Y., & Wong, L. (1991). Learning about learning disabilities. New York: Academic Press.

Correia, L. M. (2005). Educação especial e necessidades educativas especiais: ao encontro de uma plataforma comum. Relatório apresentado ao Secretário de Estado da Educação. Lisboa: Ministério da Educação.

Correia, L. M. (2008). Dificuldades de aprendizagem específicas – Contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora.

Cruz, V. (2007). Uma Abordagem Cognitiva da Leitura. Lisboa: Lidel.

Cruz, V. (2009). Dificuldades de aprendizagem específicas. Lisboa: Lidel.

Fletcher, J., Lyon, G., Fuchs, S., & Barnes, M. (2007). Learning disabilities: from identification to intervention. Guilford Press: New York.

Ferreira, M. (2001). Dificuldades de aprendizagem no 1º ciclo (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra.

Ferreira, M. (2004). Validação de uma escala de detecção de dificuldades de aprendizagem para o 1º ciclo. Alameda - Revista de Educação, Artes e Ciências. Instituto Superior de Educação e Ciências, 1, 32-49.

Hallahan, D. P., Kauffman, J. M., & Lloyd, J. W. (1999). Introduction to learning disabilities (2nd ed.). Boston: Allyn & Bacon.

Heaton, P. & Winterson, P. (1996). Dealing with dyslexia. London: Whurr Publishers.

Hennigh, K. (2003). Compreender a Dislexia. Porto: Porto Editora.

Lerner, J. (2003). Learning disabilities: Theories, diagnosis, and teaching strategies. Houghton: Mifflin.

Lopes, J. (2005). Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita-Perspectivas de avaliação e intervenção. Lisboa: Edições Asa.

Morais, J. (1997). A arte de ler. Psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Edições Cosmos.

Rebelo, J. A. S. (1993). Dificuldades da Leitura e da Escrita. Porto: Edições Asa.

Rose, D.H., & Meyer, A. (2006). A Practical Reader in Universal Design for Learning. Cambridge, MA: Harvard Education Press.

Shaiwytz, S. (2006). Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de leitura. Porto Alegre: Artmed Editora.

Shaiwytz, S. (2008). Vencer a dislexia: Como dar resposta às perturbações da leitura em qualquer fase da vida. Porto: Porto Editora.

Sim-Sim, I. (1997). Avaliação da linguagem oral. Um contributo para o conhecimento do desenvolvimento linguístico das crianças portuguesas. Fundação Calouste Gulbenkian.

Spear-Swerling, L., & Sternberg, R. J. (1996). Off track: When poor readers become “learning disabled.” Boulder, CO: Westview Press.

Comment citer

Ferreira, M., & Horta, I. V. (2015). Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 5(2), 144–154. https://doi.org/10.25757/invep.v5i2.85

Numéro

Rubrique

Artigos