Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v5i2.85Abstract
O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.Downloads
References
Baker, M. I. (2002). Reading resistance in middle school: What can be done? Journal of Adolescent & Adult Literacy, 45, 364–366.
Bernice,Y., & Wong, L. (1991). Learning about learning disabilities. New York: Academic Press.
Correia, L. M. (2005). Educação especial e necessidades educativas especiais: ao encontro de uma plataforma comum. Relatório apresentado ao Secretário de Estado da Educação. Lisboa: Ministério da Educação.
Correia, L. M. (2008). Dificuldades de aprendizagem específicas – Contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora.
Cruz, V. (2007). Uma Abordagem Cognitiva da Leitura. Lisboa: Lidel.
Cruz, V. (2009). Dificuldades de aprendizagem específicas. Lisboa: Lidel.
Fletcher, J., Lyon, G., Fuchs, S., & Barnes, M. (2007). Learning disabilities: from identification to intervention. Guilford Press: New York.
Ferreira, M. (2001). Dificuldades de aprendizagem no 1º ciclo (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra.
Ferreira, M. (2004). Validação de uma escala de detecção de dificuldades de aprendizagem para o 1º ciclo. Alameda - Revista de Educação, Artes e Ciências. Instituto Superior de Educação e Ciências, 1, 32-49.
Hallahan, D. P., Kauffman, J. M., & Lloyd, J. W. (1999). Introduction to learning disabilities (2nd ed.). Boston: Allyn & Bacon.
Heaton, P. & Winterson, P. (1996). Dealing with dyslexia. London: Whurr Publishers.
Hennigh, K. (2003). Compreender a Dislexia. Porto: Porto Editora.
Lerner, J. (2003). Learning disabilities: Theories, diagnosis, and teaching strategies. Houghton: Mifflin.
Lopes, J. (2005). Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita-Perspectivas de avaliação e intervenção. Lisboa: Edições Asa.
Morais, J. (1997). A arte de ler. Psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Edições Cosmos.
Rebelo, J. A. S. (1993). Dificuldades da Leitura e da Escrita. Porto: Edições Asa.
Rose, D.H., & Meyer, A. (2006). A Practical Reader in Universal Design for Learning. Cambridge, MA: Harvard Education Press.
Shaiwytz, S. (2006). Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de leitura. Porto Alegre: Artmed Editora.
Shaiwytz, S. (2008). Vencer a dislexia: Como dar resposta às perturbações da leitura em qualquer fase da vida. Porto: Porto Editora.
Sim-Sim, I. (1997). Avaliação da linguagem oral. Um contributo para o conhecimento do desenvolvimento linguístico das crianças portuguesas. Fundação Calouste Gulbenkian.
Spear-Swerling, L., & Sternberg, R. J. (1996). Off track: When poor readers become “learning disabled.” Boulder, CO: Westview Press.
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.