L'illustre éteint. La disparition d'António Aurélio da Costa Ferreira rappelé cent ans plus tard (1922-2022)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.371

Mots-clés :

António Aurélio da Costa Ferreira, História da Educação, Formação de Professores, Escola Normal Primária de Lisboa

Résumé

Le 15 juillet 2022, cent ans se sont écoulés depuis la disparition d'António Aurélio da Costa Ferreira. L'importance de l'intervention qu'il a maintenue dans le domaine de l'éducation, mais aussi de la science, notamment de la médecine, justifie la diffusion de son travail, mais la vérité est que cet événement est passé complètement inaperçu dans le milieu universitaire dédié à l'histoire de l'éducation au Portugal.

L'objectif principal de cet article est de sauver des aspects de sa vie et de son travail, qui a marqué le centenaire de sa mort. On part délibérément des échos de sa disparition précoce dans la presse périodique et au Parlement pour se souvenir, plus tard, de son action politique et scientifique, mais aussi en tant qu'enseignant qui forme de futurs enseignants, à l'Escola Normal Primaria de Lisboa, à Benfica.

Bien que les informations sur cette dernière dimension soient rares, son rôle de spécialiste du travail autour du développement de l'enfant s'inscrit et, non moins important, son héritage est noté à l'actuelle Escola Superior de Educação de Lisboa, dans le domaine de l'éducation spéciale.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Nuno Martins Ferreira, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Nuno Martins Ferreira (n. Lisboa, 1975) é docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, no domínio das ciências sociais. Leciona unidades curriculares teórico-práticas na área de História de Portugal e no âmbito das metodologias de Estudo do Meio Social e de ensino da História e Geografia, nas licenciaturas em Educação Básica e em Animação Sociocultural, e nos mestrados em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Fez toda a sua formação académica em história na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada A institucionalização do ensino da náutica em Portugal (1779-1807), recebeu o Prémio “Almirante Sarmento Rodrigues” 2015, atribuído pela Academia de Marinha, e foi publicada em livro, em 2017. No plano investigativo, tem-se dedicado à história das instituições de natureza educativa. É autor dos títulos A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica (1916-1930) (Livros Horizonte, 2018) e Universidade Lusófona. Os primeiros 25 anos ao serviço do Ensino Superior em Portugal (Edições Universitárias Lusófonas, 2022); Internato de São João de Lisboa - 160 anos (1862-2022). (Internato de São João, 2022) e coautor do livro 1759 – A Aula de Comércio Ilustrada e o Legado do Marquês de Pombal. Um Novo Modelo de Educação, de Portugal para o Mundo (no prelo).

Références

[ESELx-AH] Arquivo Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa

Actas do Conselho Pedagógico [9 de março de 1922 a 30 de outubro de 1923].

Avulsos – ENPL [Escola Normal Primária de Lisboa], Dossier 1 [Carta dirigida ao Dr. Luís Passos, diretor da Escola Normal Primária de Lisboa, remetida pelo professor José da Cruz Filipe, 13 de fevereiro de 1929].

Avulsos, Livro IV.

Escola Normal de 1.ª Classe da cidade de Lisboa. Sexo masculino. Actas [4/3/1915-30/6/1926].

Escola Normal Primária de Lisboa – Registo Antropométrico n.º 1 [1922-1923].

Livro de Posses [1818 -1930].

Fontes impressas

[BIMPCPL] Boletim do Instituto Médico-Pedagógico da Casa Pia de Lisboa, A. 2, Nº 5/6, jun./set., 1922.

Diário da Câmara dos Deputados, sessão n.º 106, 17 de julho de 1922.

Diário do Senado, sessão n.º 80, 17 de julho de 1922.

Ferreira, A. A. C. (1919). A arte de educar e a psicologia experimental. Coimbra: Imprensa da Universidade.

Ferreira, A. A. C. (1920). Algumas lições de psicologia e pedologia, Lisboa: Sémen.

Pimentel Filho, A. A “Sorbonne” de Benfica – os mestres. República, 22/6/1938.

Reforma do Ensino Infantil, Primário e Normal (2017) [29 de março de 1911]. In Conselho Nacional de Educação (ed.), Reformas e bases da educação – legado e renovação (1835-2009) (pp. 520-556). Conselho Nacional de Educação.

A Capital. Diário Republicano da Noite, n.º 4131 (15/07/1922).

Diário de Lisboa, ano 2, 15 e 17 de julho de 1922, n.º 393 e 394.

Ilustração Portugueza, n.º 857, 22 de julho de 1922.

Antropologia e Etnologia, S. P. de. (2018). I Congresso Nacional de Antropologia Colonial. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 7. Acedido a 2 de junho, 2023, de https://tinyurl.com/4y24nxfb

Arnaut, A. (2017). Introdução à Maçonaria. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Castro, C. P. R. (2008). Os Outros. A Casa Pia de Lisboa como espaço de inclusão da diferença [Tese de doutoramento]. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Ceríaco, Luís M. P. (2014). “O “Arquivo Histórico Museu Bocage” e a história da história natural em Portugal. In Professor Carlos Almaça (1934-2010) - Estado da Arte em Áreas Científicas do Seu Interesse. Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Acedido a 2 de junho, 2023, de http://digital.museus.ul.pt/items/show/3765

Cristina, H. (2019). “Augusto Joaquim Alves dos Santos”, Personalia.IEF, 1-12.

[DSDA] Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo (coord.) (2014). Guia de fundos. Ministério da Educação e Ciência – Secretaria‐Geral.

Ferreira, A. G. (2003). Ferreira, António Aurélio da Costa [entrada]. In A. Nóvoa (dir.), Dicionário de educadores portugueses (pp. 535 -539). Edições Asa.

Ferreira, A. G. (2014). A criança e a pedologia no contexto da Primeira República em Portugal. In A. Mourão & A. C. Gomes (coords.), A experiência da Primeira República em Portugal e no Brasil (pp. 299-316). Imprensa da Universidade de Coimbra.

Ferreira, N. M. (2018). A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica (1916-1930). Livros Horizonte.

Henriques, R. P. (2013). Ensino. Instituições. In M. F. Rollo (coord.), Dicionário de história da I república e do republicanismo (Vol. I, pp. 1152 -1059). Assembleia da República – Serviço de Edições.

Marques, A. H. de O. (1986). Dicionário de maçonaria portuguesa (t. I). Editora Delta.

Mogarro, M. J. (2018). A Escola Normal de Lisboa e a formação de professores: percursos, identidade e afirmação sob o signo da pedagogia republicana da Educação Nova. In N. M. Ferreira, A. Estrela, B. Valente & R. Covelo (coords.), O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). Ciclo de conferências (pp. 37-75). Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa.

Pereira, R. M. (2015). Raça, sangue e robustez. Os paradigmas da Antropologia Física colonial portuguesa. Cadernos de Estudos Africanos, 7-8, 209-241.

Pinheiro, J. E. M. (1990). Do ensino normal na cidade de Lisboa. 1860-1960. Porto Editora.

Pinheiro, J. E. M. (2001). Notas sobre personalidades e instituições do ensino e da cultura em Portugal. Escola Superior de Educação de Lisboa.

Pinheiro, J. E. M. (2002). Notas dispersas sobre escolas e professores. Edição do autor.

Pintassilgo, J. (2010). O Coronel Frederico Ferreira Simas e a Educação Nova em Portugal. In C. Alves & M. A. Nepomuceno (orgs.), Militares e educação em Portugal e no Brasil (pp. 17 -43). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Ribeiro, J. & Silva, H. (2018). “A [des]favor dos mutilados da guerra”: a situação no pós-guerra. In J. S. Rocha (ed.), Actas do XXVI Colóquio de História Militar “Portugal 1916-1918. Da Guerra à Paz” (pp. 435-455). Comissão Portuguesa de História Militar.

Roque, R. (2006). A antropologia colonial portuguesa (c. 1911-1950). In D. R. Curto (dir.), Estudos da sociologia da leitura em Portugal no século XX (pp. 789-822). Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Sousa, T. (2002). Contributos para a história do Instituto António Aurélio da Costa Ferreira [Dissertação de mestrado]. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Veríssimo, N. (2004). António Aurélio da Costa Ferreira: um grande educador madeirense. Revista do Diário de Notícias da Madeira, 18 de janeiro.

Publié-e

2023-09-22

Comment citer

Ferreira, N. M. (2023). L’illustre éteint. La disparition d’António Aurélio da Costa Ferreira rappelé cent ans plus tard (1922-2022). Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(2), e371. https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.371

Numéro

Rubrique

Artigos