Entre as incertezas e o virtual

a Universidade e a Mobilidade Acadêmica Internacional em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.291

Resumo

Este artigo analisa as possibilidades da mobilidade acadêmica internacional no contexto atual de pandemia covid-19. Discute também o futuro da educação superior, da situação da mobilidade acadêmica durante a pandemia e da oferta da mobilidade virtual internacional, considerando o cenário mundial do covid-19 com seu impacto nas relações e formas de aprendizado. O estudo teórico e reflexivo, assume um caráter exploratório de natureza interpretativa e baseia-se em recursos bibliográficos e documentais. Os resultados se concentram nos efeitos da mobilidade acadêmica internacional para a vida e a mobilidade dos estudantes e as novas possibilidades que se abrem para a cooperação internacional entre instituições universitárias em todo o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Karla Maria Figueiredo, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal da Bahia-UFBA, na linha de Pesquisa "Transições
Desenvolvimentais e Processos Educacionais", Analista da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia – Brasil.

Sônia Sampaio, Professora Titular da Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Paris VIII, Doutora em Educação pela UFBA, Psicóloga, Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil – OVE, Bahia – Brasil.

Referências

Almeida, J. (2020). Internacionalização da educação/ensino superior. Sociologias, Porto Alegre, 54(1), 9-19

Bilecen, B. (2020). Commentary: COVID-19 Pandemic and Higher Education: International Mobility and Students’ Social Protection. International Organization for Migration, 58(4), 263-266

Gacel-Avila, J. (2005). The Internalization of Higher Education: A Paradigm for Global Citizenry. Journal of Studies in International Education, New York, 2(1), 121-136

Goris, J. A. Q. (2020). How will covid-19 affect international academic mobility?. International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean (IESALC), Acesso em 10 de outubro, 2020, de: https://www.iesalc.unesco.org/en/2020/06/26/how-will-covid-19-affect-international-academic-mobility

Hildeblando Júnior, C. A.; Finardi, K. R. (2018). Internationalization and Virtual Collaboration: Insights from COIL Experiences. Ensino em Foco, 1(1), 19-33.

Hildeblando Júnior, C. A.; Finardi, K. R. (2020). Telecolaboração e internacionalização do ensino superior: reflexões a partir da pandemia covid-19. Revista Intercâmbio, 45(1), 254-278

Marinoni, G. (2020). The impact of covid-19 on higher education around the world. International Association of Universities Global Survey Report, France, may 2020. Acesso em 01 de outubro, 2020, de: https://www.iau-aiu.net/IMG/pdf/iau_covid19_and_he_survey_report_final_may_2020.pdf

Mercado, S. (2020). International Student Mobility and the Impact of the Pandemic. BizEd Magazine, jun.2020. Acesso em 10 de outubro, 2020, de: https://bized.aacsb.edu/articles/2020/june/covid-19-and-the-future-of-international-student-mobility

Ogden, A. C.; Streitwieser, B.; Van Mol, C. (2020). How COVID-19 could accelerate opportunities for IHE. University World News, april 2020. Acesso em 05 de outubro, 2020, de: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200403133447141

Recio, S. G.; Colella, C. (2020). The world of higher education after covid-19: How COVID-19 has affected young universities. Yerun Brussels Office, Brussels

Ribeiro, D. (1969). A universidade necessária. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

Salles, J. C. (2020). Universidade Pública e Democracia. São Paulo: Boitempo

Schleicher, A. (2020). The impact of COVID-19 on education - Insights from Education at a Glance 2020. OECD Education and Skills, Paris. Acesso em 14 de outubro, 2020, de: https://www.oecd.org/education/the-impact-of-covid-19-on-education-insights-education-at-a-glance-2020.pdf

Sousa Santos, B. (2018). Construindo as Epistemologias do Sul - Antologia essencial - Volume II: Para um pensamento alternativo de alternativas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO

Tesar, M. (2020). Towards a Post-Covid-19 ‘New Normality?’: Physical and Social Distancing, the Move to Online and Higher Education. Policy Futures in Education, 18 (1), 556-559

Unesco Iesalc. (2020). Covid-19 and higher education: Today and tomorrow: Impact analysis, policy responses and recommendations. Acesso em 10 de abril, 2020, de: http://www.iesalc.unesco.org/en/wp-content/uploads/2020/04/COVID-19-EN-090420-2.pdf

Veiga, F. H. (2014). Psicologia e Educação: Internacionalização do Ensino e da Investigação. International Journal of Developmental and Educational Psychology: Revista INFAD de Psicologia, 1(5), 30-54

Xiong, W.; Mok, K. H.; Ke, G.; Cheung, J. O. W. (2020). Impact of COVID-19 Pandemic on International Higher Education and Student Mobility: Student Perspectives from Mainland China and Hong Kong. Centre for Global Higher Education, Department of Education, University of Oxford, Oxford, 54 (2), 130-140

Wu, S.; Chang, D.; Sun, F. (2020). Exploring College Student’s Perspectives on Global Mobility during the COVID-19 Pandemic Recovery. Education Sciences, 10 (9), 1-18

Downloads

Publicado

29-03-2022

Como Citar

Figueiredo, K. M., & Sampaio, S. M. (2022). Entre as incertezas e o virtual: a Universidade e a Mobilidade Acadêmica Internacional em tempos de pandemia. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 209–229. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.291

Edição

Secção

Artigos