Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar

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DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237

Résumé

Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa descola – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “em que medida o descola reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no descola, mas também de interrupções da mesma, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.

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Elisabete X. Gomes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Professora de Pedagogia

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Publié-e

2021-03-24

Comment citer

Gomes, E. X., Alves, M. G., & Pires, A. L. de O. (2021). Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(1), 25–43. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237

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