Avaliação de desempenho docente, supervisão e desenvolvimento profissional

Autores

  • Ana Patrícia Silva Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros Unidade de Investigação do Instituto de Educação – UL
  • Maria da Conceição Machado Agrupamento de Escolas de Vialonga, Portugal
  • Teresa Leite Unidade de Investigação do Instituto de Educação – UL e Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa,

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.12

Resumo

Este texto incide sobre o papel da supervisão pedagógica no contexto da avaliação de desempenho docente (ADD), procurando aprofundar a forma como a dimensão formativa da avaliação foi equacionada e desenvolvida nas escolas. Para tal, foram realizados dois estudos num agrupamento de escolas da periferia de Lisboa, abrangendo professores avaliadores e avaliados do 1º e do 2º/3º ciclos. Os estudos tinham como objetivos gerais: i) conhecer asconceções de avaliadores e avaliados sobre os fundamentos e as práticas de avaliação de desempenho desenvolvidas nos seus contextos profissionais; ii) e definir o papel que avaliadores e avaliados atribuem à supervisão neste processo. Para a recolha de dados usou-se a entrevista semi-diretiva, recorrendo-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados. O confronto dos resultados das entrevistas permite concluir que as conceções sobre a avaliação de desempenho dos docentes dos diferentes ciclos são semelhantes, mas o processo de avaliação e de supervisão foi vivido de forma distinta. O papel da supervisão na ADD depende, em larga escala, da competência dos avaliadores como supervisores e como professores e é facilitado pela existência prévia de uma cultura de colaboração entre docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alarcão, I, & Canha, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.

Alarcão, I. & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica: Uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem (2ªed.). Coimbra: Edições Almedina.

Alarcão, I. & Roldão, M.C. (2008). Supervisão: Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Pedagogo

Alarcão, I. (2000). Escola Reflexiva e Supervisão: Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.

Alves, M.P., & Figueiredo, L.L. (2011). A avaliação de Desempenho Docente: Quanto vale o que fazemos? Educação, Sociedade e Culturas, 33, 123-140.

Alves, M.P., & Figueiredo, L.M. (2010). Consequências da avaliação de desempenho docente: Perspectivas de professores de Educação Especial. In P.M. Alves & A.M. Flores (Orgs.), Trabalho docente, formação e avaliação: Clarificar conceitos, fundamentar práticas (pp. 259-279). Mangualde: Edições Pedagogo.

Alves, M.P., Machado, E., & Gonçalves, F. (2011). Observar e avaliar as práticas docentes. Santo Tirso: De Facto Editores.

Afonso, L. (2009). Recursos e percursos: Para a avaliação de desempenho dos docentes. Lisboa: Plátano Editora.

Avalos, B. (2010). O sistema chileno de avaliação de desempenho. In A. M. Flores (Ed.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 45-63). Porto: Areal Editores.

Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo (19ª ed.). Lisboa: Edições 70.

Barreira, C., & Rebelo, V.P. (2008). Avaliação do desempenho docente: Desenvolvimento profissional e sucesso escolar dos alunos: Uma conciliação possível? In Actas do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões curriculares.

Borges, N. (2009). Avaliação de desempenho docente: A perspectiva dos professores de Educação Física. (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Porto.

Conselho Científico para a Avaliação dos Professores (CCAP) (2009). Relatório sobre monitorização e o acompanhamento da avaliação do desempenho docente na Rede de Escolas Associadas. Lisboa: Ministério da Educação.

Costa, J.R. (2009). Professores cada vez mais responsabilizados pelo seu trabalho. A Página da Educação, 185(2). Consultado em http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=522&doc=13548&mid=2

Couto, M.F.L. (2010). Implementação do novo modelo de avaliação do desempenho docente: A perspectiva de professores de uma E.B. 2/3 entre 2001 e 2009. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.

Curado, A.P. (2002). Política de Avaliação de Professores em Portugal: um estudo de implementação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Chagas, C. (2010). A Avaliação de desempenho dos professores no quadro da regulação da educação. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.

Clímaco, C.M. (2007). Comentário à intervenção de Gérald Figari. In C.C. Ramos (Dir.), Actas da Conferência Internacional "Avaliação de professores. Visões e realidades" (pp. 27-31). Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.

Cruz, I. (2009). Observação de aulas: Estratégias de desenvolvimento profissional.Revista Elo, 16, 137-147.

Danielson, C. (2010). Melhorar a prática profissional: Um quadro de referência para a docência. Lisboa: Ministério da Educação.

Day, C. (2001). Desenvolvimento Profissional dos Professores. Porto: Porto Editora.

Day, C. (2010). Formas de avaliação docente em Inglaterra: Profissionalismo e performatividade. In A.M. Flores (Org). A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 141-161). Porto: Areal Editores.

Esteves, M. (2006). A análise de conteúdo. In J.A. Lima & J.A. Pacheco (Orgs.), Fazer Investigação: Contributos para a elaboração de dissertações e teses (pp. 105-126). Porto: Porto Editora.

Eugénio, F.D. (2009). Ansiedade e percepções/atitudes dos profissionais de educação face à avaliação de desempenho. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Fernando Pessoa, Porto.

Ferreira, C. (2006). Avaliação do Desempenho Docente: Expectativas dos professores. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto.

Figari, G. (2007). A Avaliação dos professores entre o controlo e o desenvolvimento. In C.C. Ramos (Dir.), Actas da Conferência Internacional "Avaliação de professores. Visões e realidades" (pp. 17-26). Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.

Fitzgerald, T. (2010). Supervisão institucionalizada? A gestão do desempenho nas escolas da Nova Zelândia. In A.M. Flores (Org.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 65-81). Porto: Areal Editores.

Flores, A.M. (2009). Da avaliação de professores: Reflexões sobre o caso português. Revista Ibero-americana de Evaluación Educativa, 2(1), 239-256.

Formosinho, J., & Machado, J. (2009). Equipas educativas: Para uma nova organização da escola. Porto: Porto Editora.

Gomes, M. (2010). Avaliação do desempenho docente: Objectivos e controvérsias. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

Gonçalves, A.J. (2009). Desenvolvimento profissional e carreira docente: Fases da carreira, currículo e supervisão.Sísifo - Revista de Ciências de Educação, 8, 23-36.

Graça A. Duarte, A., Lagartixa, C., Tching, D., Tomás, I., Almeida, J., Diogo, J., Neves, P., Santos, R. (2011). Avaliação do desempenho docente. Lisboa: Lisboa Editora.

Hadji, C. (2010). A avaliação de professores em França. Da inspecção ao acompanhamento pedagógico. In A.M. Flores, (Org). A avaliação de Professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 114-139). Porto: Areal Editores.

Hammond, D.L. (2010). Reconhecer e potenciar a eficácia docente: guia para decisores políticos. In. A.M. Flores (Org.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp 198-235). Porto: Areal Editores.

Ingvarson, L. (2010). Identificar e recompensar os professores de sucesso na Austrália. O que aprendemos? Para onde vamos?. In A.M. Flores (Org.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp 84-110). Porto: Areal Editores.

Jacinto, M.M. (2013). Esferas de influência na avaliação de professores: Das políticas avaliativas às conceções e práticas de avaliação numa escola básica e secundária. (Dissertação de doutoramento não publicada). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Lourenço, D. (2008). A avaliação do desempenho docente: Necessidades de formação percebidas pelos professores avaliadores, um contributo para a definição de um plano de formação. (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa.

Machado, M.C. (2012). Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional. (Dissertação de mestrado não publicada). Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Lisboa, Lisboa.

Machado, J., & Formosinho, J. (2009). Desempenho, mérito e desenvolvimento: Para uma avaliação mais profissional dos professores. Revista Elo, 16, 287-306.

Marchão, A. J. (2011). Desenvolvimento profissional dos educadores e dos professores: É possível conciliar a supervisão e a avaliação de desempenho? PROFFORMA, 3, 1-6.

Monteiro, E. (2009). A avaliação do desempenho docente: O lugar da supervisão. In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 3576-3589). Braga: Universidade do Minho.

Morgado, J.C., & Sousa, F. (2011).Teacher evaluation, curricular autonomy and professional development: Trends and tensions in the Portuguese educational policy. Journal of Education Policy, 25(3), 369-384.

Moreira, A.M. (2010). A Supervisão pedagógica como espaço de transformação pessoal e profissional na educação em línguas estrangeiras. In R. Bizarro & M.A. Moreira (Orgs.), Supervisão pedagógica e educação em línguas (pp. 91-110). Mangualde: Pedagogo.

Moreira A.M. (2009). A avaliação do (des)empenho docente: Perspetivas da supervisão pedagógica. In Actas do 4º Encontro do Grupo de Trabalho - Pedagogia para a autonomia "Reconstruir a esperança na educação" (pp. 241-258). Braga: GT-PA.

Murillo, J. (2007). Uma visão panorâmica da avaliação do desempenho docente na Europa e na América. In C.C. Ramos (Dir.), Actas da Conferência Internacional "Avaliação de professores. Visões e realidades" (pp. 33-48). Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.

O.C.D.E. (2009). Avaliação de professores em Portugal.

Ramos, C.C. (2007). A importância da avaliação do desempenho de professores.In C.C. Ramos (Dir.), Actas da Conferência Internacional "Avaliação de professores. Visões e realidades" (pp. 11-16). Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.

Reis, P. (2010). Análise e discussão das situações de docência. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Rodrigues, A., & Peralta, H. (2008).Algumas considerações a propósito da avaliação do desempenho dos professores. Lisboa: Ministério da Educação/DGIDC.

Sanches, M. (2008). Professores, novo estatuto e avaliação de desempenho. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Silva, A. (2011). Sob o olhar do outro: Desafios éticos na avaliação e na observação do desempenho docente. In M.P. Alves, E. Machado, & F. Gonçalves (Orgs.). Observar e avaliar as práticas docentes. Santo Tirso: De Facto Editores.

Silva, A.P. (2012). Avaliação do desempenho docente: O papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores. (Dissertação de mestrado não publicada). Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Lisboa, Lisboa.

Silva, I. (2001). Avaliação de Desempenho: Contributo para um estudo da avaliação de desempenho de professores. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.

Silva, N.J. (2003). A formação contínua de professores: Contradições de um modelo. In C.M. Moraes (Org.), Formação de Professores: Perspectivas educacionais e curriculares (pp. 105-125). Porto: Porto Editora.

Sousa, F., Leal, S.M., & Cabral, AP. (2011). Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e Expectativas em Portugal. Nuances: Estudos sobre Educação, 20(21), 16-42.

Sugrue, C. (2010). Profissionalismo e performatividade: A experiência dos professores irlandeses no tango entre a política e a prática. In A.M. Flores (Ed.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 164-195). Porto: Areal Editores.

Tarrinha, A. (2010). Observação do ensino no âmbito da avaliação do desempenho docente. (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra.

Tomás, I., & Costa, J.A.(2011). Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação,19(72), 457-484.

Vieira, F. (1993). Supervisão: Uma prática reflexiva de formação de professores. Rio Tinto: Edições Asa.

Vieira, F., & Moreira, M. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho Docente: Para uma Abordagem de Orientação Transformadora. Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para Avaliação de Professores.

Downloads

Como Citar

Silva, A. P., Machado, M. da C., & Leite, T. (2015). Avaliação de desempenho docente, supervisão e desenvolvimento profissional. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 5(1), 41–66. https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.12

Edição

Secção

Artigos