Avaliação de desempenho docente, supervisão e desenvolvimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v5i1.12Abstract
Este texto incide sobre o papel da supervisão pedagógica no contexto da avaliação de desempenho docente (ADD), procurando aprofundar a forma como a dimensão formativa da avaliação foi equacionada e desenvolvida nas escolas. Para tal, foram realizados dois estudos num agrupamento de escolas da periferia de Lisboa, abrangendo professores avaliadores e avaliados do 1º e do 2º/3º ciclos. Os estudos tinham como objetivos gerais: i) conhecer asconceções de avaliadores e avaliados sobre os fundamentos e as práticas de avaliação de desempenho desenvolvidas nos seus contextos profissionais; ii) e definir o papel que avaliadores e avaliados atribuem à supervisão neste processo. Para a recolha de dados usou-se a entrevista semi-diretiva, recorrendo-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados. O confronto dos resultados das entrevistas permite concluir que as conceções sobre a avaliação de desempenho dos docentes dos diferentes ciclos são semelhantes, mas o processo de avaliação e de supervisão foi vivido de forma distinta. O papel da supervisão na ADD depende, em larga escala, da competência dos avaliadores como supervisores e como professores e é facilitado pela existência prévia de uma cultura de colaboração entre docentes.Downloads
References
Alarcão, I, & Canha, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.
Alarcão, I. & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica: Uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem (2ªed.). Coimbra: Edições Almedina.
Alarcão, I. & Roldão, M.C. (2008). Supervisão: Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Pedagogo
Alarcão, I. (2000). Escola Reflexiva e Supervisão: Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.
Alves, M.P., & Figueiredo, L.L. (2011). A avaliação de Desempenho Docente: Quanto vale o que fazemos? Educação, Sociedade e Culturas, 33, 123-140.
Alves, M.P., & Figueiredo, L.M. (2010). Consequências da avaliação de desempenho docente: Perspectivas de professores de Educação Especial. In P.M. Alves & A.M. Flores (Orgs.), Trabalho docente, formação e avaliação: Clarificar conceitos, fundamentar práticas (pp. 259-279). Mangualde: Edições Pedagogo.
Alves, M.P., Machado, E., & Gonçalves, F. (2011). Observar e avaliar as práticas docentes. Santo Tirso: De Facto Editores.
Afonso, L. (2009). Recursos e percursos: Para a avaliação de desempenho dos docentes. Lisboa: Plátano Editora.
Avalos, B. (2010). O sistema chileno de avaliação de desempenho. In A. M. Flores (Ed.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 45-63). Porto: Areal Editores.
Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo (19ª ed.). Lisboa: Edições 70.
Barreira, C., & Rebelo, V.P. (2008). Avaliação do desempenho docente: Desenvolvimento profissional e sucesso escolar dos alunos: Uma conciliação possível? In Actas do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões curriculares.
Borges, N. (2009). Avaliação de desempenho docente: A perspectiva dos professores de Educação Física. (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Porto.
Conselho Científico para a Avaliação dos Professores (CCAP) (2009). Relatório sobre monitorização e o acompanhamento da avaliação do desempenho docente na Rede de Escolas Associadas. Lisboa: Ministério da Educação.
Costa, J.R. (2009). Professores cada vez mais responsabilizados pelo seu trabalho. A Página da Educação, 185(2). Consultado em http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=522&doc=13548&mid=2
Couto, M.F.L. (2010). Implementação do novo modelo de avaliação do desempenho docente: A perspectiva de professores de uma E.B. 2/3 entre 2001 e 2009. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.
Curado, A.P. (2002). Política de Avaliação de Professores em Portugal: um estudo de implementação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Chagas, C. (2010). A Avaliação de desempenho dos professores no quadro da regulação da educação. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.
Clímaco, C.M. (2007). Comentário à intervenção de Gérald Figari. In C.C. Ramos (Dir.), Actas da Conferência Internacional "Avaliação de professores. Visões e realidades" (pp. 27-31). Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.
Cruz, I. (2009). Observação de aulas: Estratégias de desenvolvimento profissional.Revista Elo, 16, 137-147.
Danielson, C. (2010). Melhorar a prática profissional: Um quadro de referência para a docência. Lisboa: Ministério da Educação.
Day, C. (2001). Desenvolvimento Profissional dos Professores. Porto: Porto Editora.
Day, C. (2010). Formas de avaliação docente em Inglaterra: Profissionalismo e performatividade. In A.M. Flores (Org). A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 141-161). Porto: Areal Editores.
Esteves, M. (2006). A análise de conteúdo. In J.A. Lima & J.A. Pacheco (Orgs.), Fazer Investigação: Contributos para a elaboração de dissertações e teses (pp. 105-126). Porto: Porto Editora.
Eugénio, F.D. (2009). Ansiedade e percepções/atitudes dos profissionais de educação face à avaliação de desempenho. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Fernando Pessoa, Porto.
Ferreira, C. (2006). Avaliação do Desempenho Docente: Expectativas dos professores. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto.
Figari, G. (2007). A Avaliação dos professores entre o controlo e o desenvolvimento. In C.C. Ramos (Dir.), Actas da Conferência Internacional "Avaliação de professores. Visões e realidades" (pp. 17-26). Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.
Fitzgerald, T. (2010). Supervisão institucionalizada? A gestão do desempenho nas escolas da Nova Zelândia. In A.M. Flores (Org.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 65-81). Porto: Areal Editores.
Flores, A.M. (2009). Da avaliação de professores: Reflexões sobre o caso português. Revista Ibero-americana de Evaluación Educativa, 2(1), 239-256.
Formosinho, J., & Machado, J. (2009). Equipas educativas: Para uma nova organização da escola. Porto: Porto Editora.
Gomes, M. (2010). Avaliação do desempenho docente: Objectivos e controvérsias. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Gonçalves, A.J. (2009). Desenvolvimento profissional e carreira docente: Fases da carreira, currículo e supervisão.Sísifo - Revista de Ciências de Educação, 8, 23-36.
Graça A. Duarte, A., Lagartixa, C., Tching, D., Tomás, I., Almeida, J., Diogo, J., Neves, P., Santos, R. (2011). Avaliação do desempenho docente. Lisboa: Lisboa Editora.
Hadji, C. (2010). A avaliação de professores em França. Da inspecção ao acompanhamento pedagógico. In A.M. Flores, (Org). A avaliação de Professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 114-139). Porto: Areal Editores.
Hammond, D.L. (2010). Reconhecer e potenciar a eficácia docente: guia para decisores políticos. In. A.M. Flores (Org.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp 198-235). Porto: Areal Editores.
Ingvarson, L. (2010). Identificar e recompensar os professores de sucesso na Austrália. O que aprendemos? Para onde vamos?. In A.M. Flores (Org.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp 84-110). Porto: Areal Editores.
Jacinto, M.M. (2013). Esferas de influência na avaliação de professores: Das políticas avaliativas às conceções e práticas de avaliação numa escola básica e secundária. (Dissertação de doutoramento não publicada). Universidade de Lisboa, Lisboa.
Lourenço, D. (2008). A avaliação do desempenho docente: Necessidades de formação percebidas pelos professores avaliadores, um contributo para a definição de um plano de formação. (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa.
Machado, M.C. (2012). Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional. (Dissertação de mestrado não publicada). Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Lisboa, Lisboa.
Machado, J., & Formosinho, J. (2009). Desempenho, mérito e desenvolvimento: Para uma avaliação mais profissional dos professores. Revista Elo, 16, 287-306.
Marchão, A. J. (2011). Desenvolvimento profissional dos educadores e dos professores: É possível conciliar a supervisão e a avaliação de desempenho? PROFFORMA, 3, 1-6.
Monteiro, E. (2009). A avaliação do desempenho docente: O lugar da supervisão. In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 3576-3589). Braga: Universidade do Minho.
Morgado, J.C., & Sousa, F. (2011).Teacher evaluation, curricular autonomy and professional development: Trends and tensions in the Portuguese educational policy. Journal of Education Policy, 25(3), 369-384.
Moreira, A.M. (2010). A Supervisão pedagógica como espaço de transformação pessoal e profissional na educação em línguas estrangeiras. In R. Bizarro & M.A. Moreira (Orgs.), Supervisão pedagógica e educação em línguas (pp. 91-110). Mangualde: Pedagogo.
Moreira A.M. (2009). A avaliação do (des)empenho docente: Perspetivas da supervisão pedagógica. In Actas do 4º Encontro do Grupo de Trabalho - Pedagogia para a autonomia "Reconstruir a esperança na educação" (pp. 241-258). Braga: GT-PA.
Murillo, J. (2007). Uma visão panorâmica da avaliação do desempenho docente na Europa e na América. In C.C. Ramos (Dir.), Actas da Conferência Internacional "Avaliação de professores. Visões e realidades" (pp. 33-48). Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.
O.C.D.E. (2009). Avaliação de professores em Portugal.
Ramos, C.C. (2007). A importância da avaliação do desempenho de professores.In C.C. Ramos (Dir.), Actas da Conferência Internacional "Avaliação de professores. Visões e realidades" (pp. 11-16). Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.
Reis, P. (2010). Análise e discussão das situações de docência. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Rodrigues, A., & Peralta, H. (2008).Algumas considerações a propósito da avaliação do desempenho dos professores. Lisboa: Ministério da Educação/DGIDC.
Sanches, M. (2008). Professores, novo estatuto e avaliação de desempenho. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Silva, A. (2011). Sob o olhar do outro: Desafios éticos na avaliação e na observação do desempenho docente. In M.P. Alves, E. Machado, & F. Gonçalves (Orgs.). Observar e avaliar as práticas docentes. Santo Tirso: De Facto Editores.
Silva, A.P. (2012). Avaliação do desempenho docente: O papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores. (Dissertação de mestrado não publicada). Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Lisboa, Lisboa.
Silva, I. (2001). Avaliação de Desempenho: Contributo para um estudo da avaliação de desempenho de professores. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.
Silva, N.J. (2003). A formação contínua de professores: Contradições de um modelo. In C.M. Moraes (Org.), Formação de Professores: Perspectivas educacionais e curriculares (pp. 105-125). Porto: Porto Editora.
Sousa, F., Leal, S.M., & Cabral, AP. (2011). Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e Expectativas em Portugal. Nuances: Estudos sobre Educação, 20(21), 16-42.
Sugrue, C. (2010). Profissionalismo e performatividade: A experiência dos professores irlandeses no tango entre a política e a prática. In A.M. Flores (Ed.), A avaliação de professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações (pp. 164-195). Porto: Areal Editores.
Tarrinha, A. (2010). Observação do ensino no âmbito da avaliação do desempenho docente. (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra.
Tomás, I., & Costa, J.A.(2011). Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação,19(72), 457-484.
Vieira, F. (1993). Supervisão: Uma prática reflexiva de formação de professores. Rio Tinto: Edições Asa.
Vieira, F., & Moreira, M. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho Docente: Para uma Abordagem de Orientação Transformadora. Lisboa: Ministério da Educação/Conselho Científico para Avaliação de Professores.
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.