A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância

Autores/as

  • Angela Scalabrin Coutinho Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Adriana Dragone Silveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.94

Resumen

A alteração na definição da idade de ingresso no ensino fundamental de 7 para 6 anos pela Lei nº 11.114 de 2006 tem suscitado debates nos campos da educação e do sistema de justiça sobre a data limite de ingresso. Este artigo tem como objetivo apresentar o cenário da implantação do corte etário para o ingresso no ensino fundamental, bem como problematizar a entrada precoce da criança nesta etapa da educação básica, buscando analisar a implicação do ingresso das crianças pequenas no ensino fundamental como um mecanismo de limitação do seu direito educacional e as implicações para a constituição da infância. O acesso a cada uma das etapas da educação básica pressupõe uma idade e seu ingresso deve ocorrer tendo como referência a idade estabelecida e não laudos psicológicos e/ou pedagógicos que atestam a capacidade de cada criança, o que revela certa concepção de criança, infância e de processos educativos.

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Biografía del autor/a

Angela Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UMINHO/PT) e professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Adriana Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar e da Pós-graduação em educação  da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Citas

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Publicado

2016-04-08

Cómo citar

Coutinho, A. S., & Silveira, A. D. (2016). A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 6(1), 87–109. https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.94

Número

Sección

Artigos