Las (im)posibilidades de diferentes metodologías de Enseñanza Remota de Emergencia
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.282Resumen
Este trabajo relata una experiencia de pasantía realizada en las disciplinas de Psicología de la Educación I y II, en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás, ofrecida a las carreras de Licenciatura en Ciencias Biológicas, Filosofía y Música, durante el período académico 2020/1. Se enfatizó en la importancia de comprender diferentes metodologías en la promoción del aprendizaje, especialmente en el contexto de Enseñanza Remota de Emergencia, puntuando las posibilidades y dificultades del trabajo docente en esta modalidade, con la base teórica no referencial de la Pedagogía Histórico-Crítica. Se expone la experiencia de las pasantes, considerando el trasfondo teórico y las (im)posibilidades de análisis y intervención en el campo como fundamentales para la formación docente comprometida con la educación y la transformación de la realidad. Se concluye que la experiencia fue formativa para las pasantes, pues el uso de metodologías diversificadas en la Enseñanza Remota de Emergencia, resultó beneficioso.
Descargas
Citas
Candau, V. M. (2014). Rumo a uma nova didática. São Paulo: Vozes, 2014
Ciavatta, M. O. (2014). Conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. In: G. Frigotto & M. Ciavatta (Orgs.), Teoria e educação no labirinto do capital (pp. 192-229). São Paulo: Expressão Popular
Coêlho, I. M. (2003). Repensando a formação de professores. NUANCES: estudos sobre educação, 09 (9/10), 47-63. Acesso em 08 de dezembro, 2020, de https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/12753/5/Artigo%20-%20Ildeu%20Moreira%20Co%C3%AAlho%20-%202003.pdf
Gatti, B. A. (2010). Psicologia da educação: conceitos, sentidos e contribuições. Psicologia da Educação, 31, 7-22. Acesso em 15 de novembro, 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752010000200002&lng=pt&nrm=iso
Hodges, C. et al. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, 2-15. Acesso em 15 de novembro, 2020, de https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning
Horta, N. B. (2015). O meme como linguagem de internet. 191 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade de Brasília, Brasília-DF
Joye, C. R.; Moreira, M. M., & Rocha, S. S. D. (2020). Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, 9(7), 1-29. Acesso em 08 de dezembro, 2020, de https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299
Reich, J. et. al. (2020). Remote learning guidance from state education agencies during the COVID-19 pandemic: a first look. Teaching Systems Lab, 1-17. Acesso em 16 de novembro, 2020, de https://www.researchgate.net/publication/340392844_Remote_Learning_Guidance_From_State_Education_Agencies_During_the_COVID-19_Pandemic_A_First_Look
Manfredi, S. M. (1993). Metodologia do ensino: diferentes concepções. Campinas-SP: FE/UNICAMP, (na imprensa), 6p.
Masetto, M. T. (2003). Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus Editorial
Miranda, M. G., & Resende, A. A. (2008). A psicologia da educação na perspectiva da relação teoria e prática. Escritos de psicologia, educação e cultura. Goiânia, GO: UCG
Moreira, D. A. (2002). O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson
Nemer, F. U., & Almeida, T. A. (2020). Novas tecnologias digitais no ensino remoto: avaliação do uso por alunos de um curso de mestrado. Recite, 5 (especial), 56-58. Acesso em 16 de novembro, 2020, de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/122
Pimenta, S. G.; Lima, M. S. L. (2006). Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiésis, 3 (3/4), 5-24. Acesso em 08 de dezembro, 2020, de https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542
Sá, A. C. A. M. et al. (2020). Diretrizes gerais: Orientações didático-pedagógicas para a organização do ensino remoto na UFG [Ebook]. Goiânia, GO: UFG
Saviani, D. (1996). Os saberes implicados na formação do educador. In M. A. Bicudo, & C. A. Silva Junior (Orgs.), Formação do Educador: dever do Estado, tarefa da Universidade (pp. 39-50). São Paulo: UNESP
Saviani, D. (2009). Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18. ed. Campinas, SP: Autores Associados
Saviani, D. (2018). Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados.
Universidade Federal de Goiás (2000). Fixa o currículo pleno do curso de Licenciatura em Música. Resolução CEPEC n. 532, de 07 de novembro de 2000. Acesso em 08 de dezembro, 2020, de https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/269/o/Resolucao_CEPEC_2000_0532-MUSLICanterior.pdf
Universidade Federal de Goiás (2008). Fixa o currículo pleno do curso de graduação em Filosofia - Modalidades Bacharelado e Licenciatura. Resolução CEPEC n. 862, de 10 de janeiro de 2008. Acesso em 16 de novembro, 2020, de https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/107/o/Resolucao_Nova_862.pdf
Universidade Federal de Goiás. Projeto Pedagógico Complementar do Curso de Licenciatura em Psicologia, grau acadêmico Bacharelado e Licenciatura, Goiânia, GO, 2014. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/2/o/PPC_Psicologia_-_Licenciatura_-_2014.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020
Universidade Federal de Goiás. Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, grau acadêmico Licenciatura. Resolução CEPEC n. 1.527, de 13 de julho de 2017. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/99/o/PPC_Licenciatura_Ci%C3%AAncias_Biol%C3%B3gicas_.pdf?1427467963. Acesso em: 16 nov. 2020
Universidade Federal de Goiás. Divulgadas normativas para atividades acadêmicas no modo de ensino remoto. Notícias, 19 de agosto de 2020. Disponível em: https://reitoriadigital.ufg.br/n/132139-divulgadas-resolucoes-e-diretrizes-sobre-atividades-academicas-no-ensino-remoto. Acesso em: 16 nov. 2020
Veiga, I. P. A. (2020). Repensando a didática. Campinas, SP: Papirus
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.