Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.183

Resumen

O artigo pretende dar a conhecer a experiência de escrita colaborativa de notícias realizada com alunos matriculados no terceiro ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas da região oeste, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica potenciadora de aprendizagens participadas. Procura-se descrever a tarefa proposta, os objetivos e as aprendizagens esperadas, os participantes, o modo como a gestão da aula foi feita pelos docentes envolvidos e o trabalho desenvolvido pelos alunos. As dificuldades sentidas pelos alunos e as descobertas realizadas ao longo dos segmentos didáticos são igualmente objeto de reflexão, procurando, sempre que possível, recorrer a registos escritos produzidos pelos alunos. Por fim são tecidas algumas considerações com base na análise do trabalho desenvolvido, tanto por alunos como por professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gorete Ramos Fonseca, AEL - Agrupamento de Escolas da Lourinhã

Licenciada em Ensino Básico pela ESE de Setúbal, mestre na área das Ciências Sociais pela Universidade Aberta e doutorada na área da Educação, especialidade em Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É professora do Quadro de Agrupamento de Escolas da Lourinhã, onde exerce as funções de docente do 1.º ciclo do ensino básico, e formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga nas áreas e domínios da Pedagogia e Didática (B11), Didática Geral (C04), Conceção e Organização de Projetos Educativos (C103), Práticas de Administração Escolar (C104), Educação e Multiculturalidade (D02) e Relações entre Educação e Sociedade (D05). Tem desempenhado alguns cargos de coordenação intermédios dentro da estrutura escolar. Tem como principais áreas de interesse a formação de professores, o currículo, didatica, tecnologias digitais e a avaliação das aprendizagens. Autora e administradora de alguns blogues e da página www.quadroegiz.com destinada à partilha de recursos educativos.

Linkedin - https://www.linkedin.com/in/gorete-fonseca-28148770/

Google académico - https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=AEMVRSwAAAAJ  

 

Fátima Alexandrino Nunes, AEL - Agrupamento de Escolas da Lourinhã

Fátima Alexandrino é professora do 1.º ciclo do Ensino Básico, com licenciatura em Sociologia, exerce desde 2007/2008 a função  de coordenadora de departamento de 1.º ciclo, atualmente no Agrupamento de Escolas da Lourinhã. Ao longo da sua carreira docente também já exerceu funções na Educação de Adultos (Extensão de Adultos), numa Equipa de Educação Especial e na gestão de um agrupamento. 

Citas

Amante, L. (2007). Infância, escola e novas tecnologias. In F. Costa, H. Peralta & S. Viseu (Orgs.), As TIC na Educação em Portugal – Concepções e Práticas. Colecção

Mundo de Saberes. Porto Editora, 102-123.

Balanskat, A., Blamire, R., & Kefala, S. (2006). ICT Impact Report - A review of studies of ICT impact on schools in Europe.European Commission (Ed.). European Communities: European Schoolnet. Retrieved from:

http://ec.europa.eu/education/pdf/doc254_en.pdf

Barbeiro, L. F. & Pereira, L. A. (2007). O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual. ME-DGIDC. Lisboa.

Cadima, A., Gregório, C.; Pires, T.; Ortega, C. & Horta, N. (1997).Diferenciação Pedagógica no Ensino Básico: Alguns Itinerários. Instituto de Inovação Educacional.

Fonseca, G. & Alexandrino, F. (2013). Programa Mais Sucesso Escolar: A experiência do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Vilela, A. (Coord.), Promoção de Mais Sucesso Escolar. Projetos Organizacionais. Cadernos, Escola e Formação do Centro de Formação de Associação e Escolas Braga/Sul, 77-106.

Retrieved from: https://alvarovelho.net/presentations/fenix/Promocao_de_Mais_Sucesso_E scolar.pdf

Fonseca, G. (2018). As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: crenças e perspetivas de formadores. Tese de Doutoramento. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Retrieved from: http://hdl.handle.net/10451/34138

Grave-Resendes, L. & Soares, J. (2002). Diferenciação Pedagógica. Universidade Aberta.

Rodrigues, D. (Org.) (2001). Educação e Diferença – Valores e Práticas para uma Educação Inclusiva. Colecção Educação Especial, Porto Editora.

Teixeira, M., Novo, C. & Neves, E. (2011). Abordagens Relevantes para o Ensino da Escrita – do papel ao digital. Revista Interacções, 19, 238-258. Retrieved from: www.eses.pt/interaccoes

Publicado

2019-09-25

Cómo citar

Fonseca, G. R., & Nunes, F. A. (2019). Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(2), 132–151. https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.183

Número

Sección

Artigos