O desenvolvimento da atividade da “roda de conversa” em turmas de Educação Infantil

Autores

  • Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Janice Débora de Alencar Batista Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Silvia Helena Vieira Cruz Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.166

Resumo

Este trabalho é um recorte de duas pesquisas sobre a “roda de conversa” na Educação Infantil. O objetivo central é descrever e analisar como essa atividade tem acontecido em turmas de creche e pré-escola em dois Centros de Educação Infantil da rede pública municipal de Fortaleza (Ceará, Brasil). A base teórica é constituída pelas contribuições de Vygotsky (2008) e Wallon (2007, 2008) acerca da importância das interações e da linguagem na construção do pensamento e desenvolvimento da criança; e de Rinaldi (2017), Oliveira-Formosinho (2007) e Oliveira-Formosinho e Araújo (2013) em relação à Educação Infantil como espaço de interação, escuta e participação das crianças. Para a construção de dados, foram realizadas observações e entrevistas com uma professora de creche e uma de pré-escola. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará, respeitando o desejo de participação ou não das crianças e professoras. Os resultados indicam a necessidade da formação inicial e continuada, propiciando aos professores reflexões sobre as práticas que potencializem a participação e as interações das crianças, tanto no espaço-tempo da roda de conversa como em outros momentos da rotina nas creches e pré-escolas do nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Janice Débora. de A. B. “Tia, deixa eu falar!”: os sentidos atribuídos por crianças da pré-escola à roda de conversa em um Centro de Educação Infantil do município de Fortaleza. 2017. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2017.

GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In:______. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013. p. 29-52.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOTTA, Flávia. Salada de crianças: a roda de conversa como prática dialógica. In: ROCHA, Eloísa A. C.; KRAMER, Sonia (Org.). Educação infantil: enfoques em diálogo. São Paulo: Papirus, 2011. cap. 4.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (Org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. cap. 1, p. 13-36.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; ARAÚJO, Sara Barros. Educação em creche: participação e diversidade. Porto: Porto Editora, 2013.

PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa. O desenvolvimento da linguagem oral no contexto da educação infantil: concepções e práticas docentes em uma creche Municipal de Fortaleza. 2016. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2016.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz

Camargo. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

25-09-2019

Como Citar

Paiva, A. C. dos S. de S., Araújo, J. D. de A. B., & Cruz, S. H. V. (2019). O desenvolvimento da atividade da “roda de conversa” em turmas de Educação Infantil. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 9(2), 73–88. https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.166

Edição

Secção

Artigos