O desenvolvimento da atividade da “roda de conversa” em turmas de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.166Abstract
Este trabalho é um recorte de duas pesquisas sobre a “roda de conversa” na Educação Infantil. O objetivo central é descrever e analisar como essa atividade tem acontecido em turmas de creche e pré-escola em dois Centros de Educação Infantil da rede pública municipal de Fortaleza (Ceará, Brasil). A base teórica é constituída pelas contribuições de Vygotsky (2008) e Wallon (2007, 2008) acerca da importância das interações e da linguagem na construção do pensamento e desenvolvimento da criança; e de Rinaldi (2017), Oliveira-Formosinho (2007) e Oliveira-Formosinho e Araújo (2013) em relação à Educação Infantil como espaço de interação, escuta e participação das crianças. Para a construção de dados, foram realizadas observações e entrevistas com uma professora de creche e uma de pré-escola. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará, respeitando o desejo de participação ou não das crianças e professoras. Os resultados indicam a necessidade da formação inicial e continuada, propiciando aos professores reflexões sobre as práticas que potencializem a participação e as interações das crianças, tanto no espaço-tempo da roda de conversa como em outros momentos da rotina nas creches e pré-escolas do nosso país.
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