Open for a trusting relationship: Portuguese Parent’s representations regarding Day Care
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.133Palabras clave:
Day Care, Parents, Parents-school relationship, parents representationsResumen
Resumo
A investigação tem indicado que o envolvimento dos pais é um fator crítico para a eficácia das práticas em creche. No entanto, em Portugal, a participação dos pais no dia-a-dia das creches é, na maioria dos casos passiva. Embora sejam dadas informações e convites para a participação nas iniciativas realizadas na creche, os pais raramente são convidados a participar do planeamento ou a ter um papel ativo na dinamização das atividades na creche. Quisemos, então, investigar as opiniões dos pais sobre os objetivos, práticas, relação pais-educadores e o impacto da creche no desenvolvimento da criança. Desta forma, desenvolveu-se um questionário aplicado a 170 pais (80% de escolas particulares, 62% de primogénitos, 57% de meninas). Os nossos resultados indicam que os pais valorizam: relacionamentos afetivos, boas instalações, boas condições / espaços, materiais e práticas educativas adequadas. Adicionalmente, os pais consideram a creche como um ambiente educacional que promove o desenvolvimento da criança e, portanto, querem ter um relacionamento aberto e de confiança com os educadores. Os fatores como o estatuto da escola (privado versus público) e o género dos pais afetaram as suas opiniões. Os nossos resultados sugerem que os pais procuram ter um maior envolvimento na escola dos seus filhos e desejam uma comunicação mais aberta com os educadores. Estes resultados foram discutidos mais tarde com dois grupos de vinte educadores, em sessões de focus group independentes. Os educadores expressaram a sua surpresa com alguns dos resultados e afirmaram que no futuro vão criar mais oportunidades para envolver os pais.
Palavras-chave: Creche, pais, relação pais-escola, representações dos pais
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