Professor José Eduardo Moreirinhas Pinheiro (1923-2017): um percurso biobibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v7i1.104Resumen
Este artigo tem como objetivo dar a conhecer a vida profissional e a produção bibliográfica de José Eduardo Moreirinhas Pinheiro, antigo professor da Escola do Magistério Primário de Lisboa e da sua herdeira pedagógica, a atual Escola Superior de Educação de Lisboa. Autor de dezenas de artigos publicados em revistas de especialidade e colaborador em diversos jornais, Moreirinhas Pinheiro publicou mais de vinte livros dedicados à pedagogia e à história da educação, uma produção escrita que constitui referência obrigatória para os estudiosos dessas áreas. O artigo encontra-se dividido em três partes: i) percurso biográfico; ii) produção científica: da pedagogia à história da formação de professores; e, iii) levantamento bibliográfico da produção escrita.Descargas
Citas
Fontes
Actas do Júri de Exames de Estado [Escola do Magistério Primário de Lisboa] (de 16 de julho de 1945 a 23 de julho de 1971) – Arquivo Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa
Livro de termos de posse [de funcionários da Escola do Magistério Primário de Lisboa] (de 14 de novembro de 1950 até 10 de outubro de 1969) – Arquivo Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa
Estudos
Candeias, A. (2003). Adolfo Ernesto Godfroy de Abreu e Lima [entrada], in A. Nóvoa (dir.), Dicionário de educadores portugueses (pp. 736-746). Porto: Edições Asa.
Castelo, C. (2003). José Maria Gaspar [entrada], in A. Nóvoa (dir.), Dicionário de educadores portugueses (pp. 623-625). Porto: Edições Asa.
Dordonnat, Octávio Neves [entrada] (2003). In A. Nóvoa (dir.), Dicionário de educadores portugueses (pp. 499-501). Porto: Edições Asa.
Ferreira, Orbelino Geraldes [entrada] (2003). In A. Nóvoa (dir.), Dicionário de educadores portugueses (pp. 555-556). Porto: Edições Asa.
Lume, F. & Pintassilgo, J. (2002). A inspecção escolar – Entre o Estado Novo e a democracia. In IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O Oral, o escrito e o digital na História da Educação. Textos completos. São Leopoldo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil. Acedido a 30 de dezembro de 2015 em http://hdl.handle.net/10451/4039
Mogarro, M. J. & Zaia, I. B. (2009). Do Palácio ao Calvário. Escolas de Formação de Professores em Portugal no Século XIX, in J. Pintassilgo e L. Serrazina (orgs.). A Escola Normal de Lisboa e a formação de professores. Arquivo, história e memória (pp. 41-60). Lisboa: Edições Colibri; Centro de Investigação em Educação - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Escola Superior de Educação de Lisboa.
Moreirinhas, José Cerqueira [entrada] (2003). In A. Nóvoa (dir.), Dicionário de educadores portugueses (p. 944). Porto: Edições Asa.
Nóvoa, A. (1991). [Recensão crítica ao livro Do ensino normal da cidade de Lisboa (1860-1960)]. Boletim do Centro de Educação e Informação [Escola Superior de Educação de Lisboa], ano 1, n.ºs 2-4 (jant/set), 6-10.
O monge da biblioteca (2007). Politecnia, ano VII, nº 14, janeiro, 50-55. [Entrevista a José Eduardo Moreirinhas Pinheiro]
Pinheiro, J. M. (1961, 2ª ed.). Introdução ao estudo da didáctica especial para uso dos alunos-mestres das escolas do magistério primário. Lisboa: Oficinas de S. José.
Pinheiro, J. M. (1976). Notas sobre a Escola Normal Primária de Lisboa e alguns dos seus Mestres. Lisboa: [s.l.].
Pinheiro, J. M. (1999). Notas para a história do ensino em Portugal. Lisboa: Escola Superior de Educação.
Pinheiro, J. M. (2002). Notas dispersas sobre escolas e professores. Lisboa: Escola Superior de Educação.
Pinheiro, J. M. (2008). Notas para a história da (boa e da má) educação. Lisboa: [ed. Autor].
Pinheiro, J. M. (2011). Arquivo, histórias e memórias sobre escolas e professores. Lisboa: [ed. Autor].
Pintassilgo, J. & Mogarro, M. J. (2015). Das Escolas Normais às Escolas do Magistério Primário: percurso histórico das escolas de formação de professores do ensino primário. Historia y Memoria de la Educación, 1, 203-238.
Pintassilgo, J. & Pedro, L. C. (2012). A disciplina de Didática Especial na Escola do Magistério Primário de Lisboa. O exemplo do Prof. Moreirinhas Pinheiro. In J. M. Hernández Díaz (Coord.), X Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Formación de Élites y Educación Superior en Iberoamérica (ss. XVI - XXI) (vol. II) (pp. 241-251). Salamanca: Hergar Ediciones Antema.
Pintassilgo, J. & Pedro, L. C. (2012a). Formação de professores e “escola ativa”: reflexões em torno de uma “tradição de inovação”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, 3-23. Consultado a 18 de dezembro de 2015 em http://hdl.handle.net/10451/10736
Um tesouro no campus de Benfica (2006). Politecnia, ano VI, nº 12, junho, 20-25. [Entrevista a José Eduardo Moreirinhas Pinheiro]
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Author(s) and Da Investigação às Práticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.