Materiais para as aulas de PLE/PL2: Proposta a partir de experiências didácticas
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v1i1.55Abstract
O objectivo deste trabalho é partilhar propostas de actividades a partir de diversas experiências didácticas desenvolvidas na Universidade de Extremadura (Espanha), em diferentes anos e com estudantes de PLE, mas que também podem ser adaptadas para o trabalho com estudantes de PL2. Após uma breve explicação dos presupostos teóricos e metodológicos que servem de base a todas elas - abordagem integral, interesse pelo percurso e não pelo resultado final, competência comunicativa intercultural -, apresentamos as actividades, fazemos uma descripção da sua estrutura, fornecemos materiais para as desenvolver e mostramos as produções dos estudantes.Downloads
References
Ballesteros, A. & Ducé, C. (2000). Cuatro lecciones sobre el cómic. Cuenca: Ediciones de la
Universidad de Castilla la Mancha.
Canale, M. e Swain. M (1980). Theoretical Bases of Communicative Approches to Second
Language Teaching and Testing. Applied Linguistics 1 (1). Oxford: University Press.
Candlin, C. N. (ed.), (1981). The Communicative Teaching of English: Principles and Exercise Typology.
Londres: Longman.
Consejo De Europa (2002). Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje,
enseñanza, evaluación. Alcalá de Henares: Instituto Cervantes. Consultado em 16 de Maio
de 2010 através de http://cvc.cervantes.es/OBREF/marco/cvc_mer.pdf
De la Maya Retamar, G. (1997). Los cuentos en el aula de lenguas extranjeras: algunas
reflexiones. In Barcia, E. (Ed.), Cuentos y Leyendas de España y Portugal (pp. 205-207). Editora
Regional de Extremadura.
Fischer, G. et alii (1990). Didáctica das línguas estrangeiras. Lisboa: Universidade Aberta.
García Benito, A. B. (2002). La cultura en la enseñanza del portugués lengua extranjera: análisis
y propuesta de integración. Anuario de Estudios Filológicos, XX V, 119-135.
Hymes (1972). On communicative competente. Pride and Holmes Eds.
Iglesias, I. & Prieto Grande, M. (1998). ¡Hagan juego! Actividades y recursos lúdicos para la enseñanza
del español. Madrid: Edinumen.
Iglesias Casal, I. (2003). Construyendo la competencia intercultural: sobre creencias,
conocimientos y destrezas. Carabela, 54, 5-28.
Littlewood, W. (1996). La enseñanza comunicativa de idiomas. Introducción al enfoque comunicativo.
Madrid. Cambridge.
Marques, M. E. (2003). Portugués língua segunda. Lisboa: Universidade Aberta.
Nunan, D. (1998). El diseño de tareas para la clase comunicativa. Madrid: Cambridge.
Sánchez Pérez, A. (1987). El método comunicativo y su aplicación a la clase de idiomas. Madrid:
SGEL.
Sánchez Pérez, A. (1993). Hacia un método integral en la enseñanza de idiomas. Madrid: SGEL.
Sánchez Pérez, A. (1997). Los métodos en la enseñanza de idiomas. Evolución histórica y análisis
didáctico. Madrid: SGEL.
Tavares, A. (2009). Ensino/Aprendizagem de português como língua estrangeira. Manuais de iniciação.
Lisboa: Lidel.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.