Se esta rua fosse minha

Propostas de intervenção em espaço urbano, no  cruzamento das artes plásticas e do design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.316

Resumo

“Se esta rua fosse minha” foi o mote para o desenvolvimento de um processo de trabalho com estudantes de artes visuais e tecnologias, como forma de introduzir a investigação em arte e design baseada na prática e guiada pela prática (practice-based e practice-led research) tendo como ponto de partida a intervenção em espaço urbano.  A realização de uma cartografia urbana que incluiu formas participadas de diagnóstico, propostas de atuação e intervenção, foram etapas definidas para a ideação de um projeto, por via do qual poderiam os estudantes propor formas de atuação baseadas na prática artística, na prática do design ou na interligação entre ambas as áreas. O presente texto pretende dar conta dos processos de trabalho e dos resultados deste projeto, considerando as suas vantagens, contingências e limites, procurando, finalmente, servir como ponto de reflexão acerca das ligações entre escola, comunidade e participação cívica na formação de futuros profissionais, nas áreas das artes visuais, do design ou da educação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Teresa Isabel Matos Pereira, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

 licenciada em Artes Plásticas - Pintura, mestre em
Teorias da Arte, doutorada em Belas Artes (especialidade de Pintura) e pós
doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da
Universidade de Lisboa. Exerce prática docente deste 1998 abrangendo os
níveis de Ensino Básico, Secundário e Superior, sendo atualmente professora
adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa, lecionando na área das artes
visuais. Possui investigação publicada nas áreas da teoria da arte, da educação
artística e das artes visuais bem como tem participado, enquanto artista visual,
em varias exposições desde 1993.

Sandra Pereira Antunes, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Licenciada em Artes Plásticas - Pintura, mestre em
Teorias da Arte, pós-graduada em Ciências da Educação e em Design de
Produção Industrial e doutorada em Design. Professora do grupo de Artes
Visuais desde 1998, leciona atualmente no domínio de Artes Visuais
Tecnologias e Multimédia, na Escola Superior de Educação do Politécnico de
Lisboa (ESELx). Tem investigação publicada a respeito do Desenho e da
concepção de Corpo no âmbito do pensamento ontológico da Contra-Reforma
na Península Ibérica; no campo da História do Design em Portugal; na ESELx
desenvolve pesquisa, com colegas de trabalho, sobre metodologias de ensino
e de investigação na Educação Artística, nas Artes Visuais e no Design.

Referências

Appadurai, A. (2004). Dimensões Culturais da Globalização. Teorema.

Brighenti A. M. (2011). “Imaginacções”. Imagens Actuantes e a Imaginação

dos Territórios Urbanos. In R. Campos, A. M. Brighenti, & L. Spinelli

(Eds.), Uma Cidade de Imagens. Produções e Consumos Visuais em

meio Urbano. Mundos Sociais.

Campos, R., (2011). Identidade, Imagem e Representações da Metrópole. In A.

M. Brighenti, & L. Spinelli (Eds.), Uma Cidade de Imagens. Produções

e Consumos Visuais em meio Urbano. Mundos Sociais.

Margolin, V. (2002). The politics of the artificial: essays on design and design

studies. The University of Chicago Press.

Nelson, R. (2013). Practice as Research in the Arts. Palgrave Mcmilan.

Smith, H. & Dean R. (2009). Practice Led Research, Research-Led Practice in

the Creative Arts. Edinburg University Press.

Sullivan, G. (2009). Art Practice as Research. SAGE.

Downloads

Publicado

29-03-2022

Como Citar

Pereira, T. I. M., & Pereira Antunes, S. . (2022). Se esta rua fosse minha: Propostas de intervenção em espaço urbano, no  cruzamento das artes plásticas e do design. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 26–45. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.316

Edição

Secção

Artigos