Livros viajantes inclusivos

falar sobre questões LGBT nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.304

Resumo

Este artigo apresenta o projeto 'Livros Viajantes Inclusivos', desenvolvido pela SEIES - Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, em parceria com as bibliotecas escolares, nas escolas do ensino básico do concelho de Setúbal. O projeto ‘Livros Viajantes Inclusivos’ tem como objetivo promover atividades em contexto escolar sobre a não discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género. O foco central do projeto é o potencial da literatura infantojuvenil para a promoção de uma sociedade inclusiva e baseada no respeito pela diversidade. Ao longo dos anos letivos em que foi implementado, de 2015 a 2019, o projeto 'Livros Viajantes Inclusivos' teve como principais resultados, nos 5 agrupamentos de escolas envolvidos, o desenvolvimento de atividades de exploração de livros infantis com 20 turmas do pré-escolar e 156 turmas do 1º ciclo, num total de cerca de 4.000 crianças. No âmbito deste projeto foi realizada a oficina de formação LER PARA A IGUALDADE, em parceria com a Escola Superior de Educação de Setúbal, com o objetivo de dar resposta às necessidades de formação das/os docentes envolvidas/os. São apresentadas e analisadas as atividades realizadas no contexto da formação e os impactos na prática profissional das/os participantes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agency for Fundamental Rights (2010). Homophobia, Transphobia and Discrimination on grounds of Sexual Orientation and Gender Identity, 2010 update. Wien: European Union Agency for Fundamental Rights.

Agency for Fundamental Rights (2020). A long way to go for LGBTI equality. Luxembourg: Publications Office of the European Union.

Bennet, M. J. (1998). Intercultural communication: a current perspective. In M. J. Bennet (Ed.), Basic concepts of intercultural communication: selected readings (pp. 1-34). Yarmouth (ME): Intercultural Press.

Council of Europe (2011). Discrimination on grounds of sexual orientation and gender identity in Europe. Strasbourg: Council of Europe Publishing.

Despacho n.º 6173/2016, de 10 de maio. Diário da República, 2ª Série - n.º 90.

Direção-Geral da Educação & Direção-Geral da Saúde (2017). Referencial de Educação para Saúde. Lisboa: Ministério da Educação.

Ferreira, E. (2011). Questões de género e orientação sexual em espaço escolar. In J. M. Silva e A. C. P. da Silva (Eds.), Espaço, gênero e poder: conectando fronteiras (pp. 43-55). Ponta Grossa: Todapalavra Editora.

Governo de Portugal (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, consultado em 1 de dezembro de 2021. Disponível em http://www.dge.mec.pt/estrategia-nacional-de-educacao-para-cidadania

Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto. Diário da República, 1ª Série - n.º 151.

Morgado, M. & Pires, M. N. (2010). Educação Intercultural e literatura Infantil. Vivemos num mundo sem esconderijos. Lisboa, Portugal: Colibri.

Portaria nº. 196-A/2010, de 9 de abril. Diário da República, 1ª Série, 1º suplemento - n.º 69.

Sánchez, E. & Vallejo, C. (2003). Educación en valores en una sociedad abierta y plural. Educación y Futuro, 8, 125-132

Tamagne, F. (2002). Genre et homosexualité: De l’influence des stéréotypes homophobes sur les représentations de l’homosexualité, Vingtième Siècle. Revue d’histoire, 3 (75), 61-73.

Tomé, M. C. & Bastos, G. (2012). Encontrar o Outro nos livros: A literatura juvenil ao serviço da construção de uma cidadania global. In S. Gonçalves e F. Sousa (Eds.), Escola e comunidade Laboratórios de cidadania global (pp. 85-94). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

29-03-2022

Como Citar

Ferreira, E. (2022). Livros viajantes inclusivos: falar sobre questões LGBT nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 131–158. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.304

Edição

Secção

Artigos