Editorial
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.106Abstract
A infância sofreu, ao longo do último século, um conjunto de transformações assinaláveis no que diz respeito aos modos como tem vindo a ser conceptualizada, aos espaços que tem vindo a (não) ocupar e aos tempos em que tem vindo a ser compartimentada.
Podemos afirmar que a infância, tal como hoje a compreendemos, sendo uma estrutura geracional universal, presente em todas as sociedades humanas, está profundamente comprometida com os modos como o mundo adulto a conceptualiza, como entende as crianças e como projeta nelas as suas expetativas.
A proposta editorial que apresentamos, sustentada a partir dos Estudos da Criança, vem propor um olhar crítico acerca da normatividade, cada vez mais vincada nas propostas pedagógicas para as crianças mais pequenas, nomeadamente, defendendo a necessidade de um olhar mais denso sobre a dimensão ontológica do sujeito-criança nos contextos da educação de infância,
que respeite os seus direitos fundamentais, os seus tempos e culturas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.