Integração entre a teoria das situações didáticas e a educação maker numa perspectiva formativa
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.439Palavras-chave:
Formação de professores, Engenharia Didática, Situação Didática Formativa, Educação MakerResumo
A Teoria das Situações Didáticas (TSD), desenvolvida por Guy Brousseau na França, é uma metodologia que analisa as interações sociais entre alunos, professores e conhecimentos matemáticos em sala de aula, influenciando o aprendizado e sua dinâmica. Assim, este estudo teve como objetivo investigar como as fases dialéticas da TSD impactam a formação de professores em um contexto de educação maker. Utilizando a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, os dados foram coletados durante as fases de análise a priori e experimentação, sendo analisados posteriormente por meio de abordagens qualitativas e quantitativas. A formação ocorreu em cinco encontros, envolvendo sete professores das áreas de matemática e física. Os resultados mostraram que, mesmo os professores sem experiência prévia com TSD e maker, demonstraram avanços significativos, comparáveis aos de uma professora experiente nessas metodologias. A integração das fases dialéticas da TSD – ação, formulação, validação e institucionalização – proporcionou um ambiente propício para a reflexão crítica e a aplicação criativa do conhecimento. Conclui-se que a formação maker, embasada na TSD, enriquece a prática pedagógica e promove um ensino mais dinâmico e eficaz, no entanto, o acompanhamento pós-formação, como sessões de reforço e orientação individualizada, pode oferecer suporte contínuo aos professores no processo de implementação TSD e Educação Maker em suas práticas de ensino
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