Integração entre a teoria das situações didáticas e a educação maker numa perspectiva formativa

Autores

  • Luiz Paulo Fernandes Lima Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-5250-7669
  • Daniel Brandão Menezes Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.439

Palavras-chave:

Formação de professores, Engenharia Didática, Situação Didática Formativa, Educação Maker

Resumo

A Teoria das Situações Didáticas (TSD), desenvolvida por Guy Brousseau na França, é uma metodologia que analisa as interações sociais entre alunos, professores e conhecimentos matemáticos em sala de aula, influenciando o aprendizado e sua dinâmica. Assim, este estudo teve como objetivo investigar como as fases dialéticas da TSD impactam a formação de professores em um contexto de educação maker. Utilizando a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, os dados foram coletados durante as fases de análise a priori e experimentação, sendo analisados posteriormente por meio de abordagens qualitativas e quantitativas. A formação ocorreu em cinco encontros, envolvendo sete professores das áreas de matemática e física. Os resultados mostraram que, mesmo os professores sem experiência prévia com TSD e maker, demonstraram avanços significativos, comparáveis aos de uma professora experiente nessas metodologias. A integração das fases dialéticas da TSD – ação, formulação, validação e institucionalização – proporcionou um ambiente propício para a reflexão crítica e a aplicação criativa do conhecimento. Conclui-se que a formação maker, embasada na TSD, enriquece a prática pedagógica e promove um ensino mais dinâmico e eficaz, no entanto, o acompanhamento pós-formação, como sessões de reforço e orientação individualizada, pode oferecer suporte contínuo aos professores no processo de implementação TSD e Educação Maker em suas práticas de ensino

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Biografias Autor

Luiz Paulo Fernandes Lima, Universidade Federal do Ceará

Pesquisador em formação pedagógica de professores de ciências da natureza à nível de doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática (PPGRENOEN) na Universidade Federal do Ceará (UFC). É Mestre em Ensino de Física, Especialista em Práticas e Ensino de Física (UFC), e Professor Efetivo do Instituto Federal do Ceará (IFCE) na cidade de Aracati, Ceará, Brasil.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC), Pós-doutor em Ensino (RENOEN/UFC) e Professor Efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-doutro em Educação (UFC), Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi Secretário de Educação da cidade de Sobral, Ceará, Brasil.

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Publicado

06-02-2025

Como Citar

Lima, L. P. F., Menezes, D. B., & Vasconcelos, F. H. L. (2025). Integração entre a teoria das situações didáticas e a educação maker numa perspectiva formativa. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(1), e439. https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.439