Poderá o comportamento do Educador em creche modelar a participação, comunicação e interação da criança com os seus pares?

Autores

  • Inês Morais Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa https://orcid.org/0009-0000-8024-3616
  • Ana Rita Azevedo Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa https://orcid.org/0009-0003-6969-3626
  • Isabel Fernandes Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Marina Fuertes Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa https://orcid.org/0000-0001-7061-5092

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.426

Resumo

Nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento da criança é afetado pelas suas experiências (físicas, motoras e sensoriais) e interações sociais. Sabendo que a forma como o adulto interage e comunica influencia a ação e a participação da criança, neste estudo pretendemos pesquisar sobre o papel do adulto enquanto modelo social e pedagógico para as crianças de 2 a 3 anos, durante uma atividade lúdica de construção conjunta, e averiguar se os modelos dos adultos são transferidos entre pares.

Nesta pesquisa participaram 20 crianças, entre os 2 e os 3 anos, e 10 educadoras/auxiliares. O estudo desenvolveu-se em duas fases. Na 1ª fase, 10 díades adulto-criança foram filmadas durante 15 minutos numa atividade lúdica de construção, e na 2ª fase replicou-se a situação anterior com a criança participante e uma outra criança da sua sala.

Os participantes foram cotados nas tipologias Tandem relativamente à participação, desafio e relação. A análise e cotação do comportamento verbal abrangeu 8 categorias: perguntas de conteúdo, perguntas de processo, sugestões, direções, ordens, ensino, elogios e desaprovação. O comportamento interativo da criança foi analisado quanto à participação, interação e cooperação.

Não encontramos evidências fortes da transferência de participação e de desafio do modelo do adulto entre pares, embora se verifique em termos relacionais. A maioria das crianças fez a sua atividade em paralelo com outra criança, embora, na primeira fase, a tenha desenvolvido em parceria ou em colaboração com um adulto. Contudo, a resposta verbal e não verbal do adulto, a capacidade de desafiar a criança, partindo dos seus interesses e opiniões, num clima de apoio baseado na empatia, pode abrir espaços de participação para as crianças em creche.

Palavras-chave: Projeto Tandem; Modelos de Participação e Relacionais; Primeiros anos; Comportamento e Comunicação do adulto.

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Biografias Autor

Inês Morais, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Educadora de Infância desde 2009, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na valência de creche. Concluiu em 2023 o Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Intervenção Precoce, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Ana Rita Azevedo, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Licenciada em Educação de Infância desde 2003 e concluiu em 2023 o Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Intervenção Precoce, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Tem formação em Inteligência Emocional e Filosofia para Crianças.

Isabel Fernandes, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Licenciada em Educação de Infância, e Mestre em Ciências da Educação na Especialidade de Intervenção Precoce pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Desempenha funções docentes há 24 anos, sempre no âmbito da Educação de Infância tendo atualmente assumido funções como docente de Educação Especial. Colabora como professora assistente convidada, na Escola Superior de Educação de Lisboa, na formação inicial de educadores (MEPE - PPS I). 

Marina Fuertes, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Professora Coordenadora com Agregação da Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Porto. A investigadora é doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e realizou o seu pós-doutoramento em Harvard Medical School.

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

Morais, I., Azevedo, A. R., Fernandes, I., & Fuertes, M. (2025). Poderá o comportamento do Educador em creche modelar a participação, comunicação e interação da criança com os seus pares?. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(1), e426. https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.426