Alice Moderno, educadora para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.387Palavras-chave:
Alice Moderno, Educadora, Cidadania, Ponta Delgada, AçoresResumo
Alice Moderno (1867-1946) é um vulto tutelar da cultura açoriana. Mulher à sempre do seu tempo, fica a cidade de Ponta Delgada a dever-lhe muitos dos princípios em que enforma a cidadania moderna, graças à sua atuação social a diversos níveis. O presente artigo visa traçar o perfil histórico desta figura enquanto educadora para a cidadania, (re)apresentando-a à comunidade científica e aos leitores em geral. O desempenho da função de professora, no último quartel do século XIX e no primeiro do século XX, e o envolvimento em várias causas sociais fazem de Alice Moderno um exemplo humano de compromisso com o desenvolvimento educativo e civilizacional na cidade de Ponta Delgada – e nos Açores –, ao qual se aliam uma entrega e dedicação pessoais sem limites aos valores por que hoje se pauta a cidadania que se pretende desenvolver no sistema educativo português.
Downloads
Referências
Gadotti, M. (2006). A escola na cidade que educa. Cadernos Cenpec (1), 133-139.
Gregório, R. D. (Coord.) (2016). Alice Moderno: cidadania e intervenção (1867-1946). Catálogo de Exposição. Ponta Delgada, Secretaria Regional da Educação e Cultura, Direção Regional da Cultura, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Medeiros, I. J. R. R. (2017). O Ensino Primário nas Ilhas de S. Miguel e Terceira: dos ideais às práticas educativas nas primeiras décadas do século XX. [tese de doutoramento em História Insular e Atlântica (Séculos XV-XX)]. Ponta Delgada, Universidade dos Açores.
Rocha, C. (1991). Contribuição do ensino secundário liceal feminino para um modelo de educação pública da mulher – 1888-1940. In AAVV. Ciências da educação em Portugal: situação actual e perspetivas: actas do I congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 219-233.
Vilhena, M. C. (1987). Alice Moderno. A mulher e a obra. Angra do Heroísmo, Direção Regional dos Assuntos Culturais, Secretaria Regional da Educação e Cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Rui Tavares de Faria
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.