Atividades de Expressão Musical no Jardim de Infância: conceções e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.377

Palavras-chave:

Expressão musical, Educação pré-escolar, Formação de educadores de infância

Resumo

O presente artigo trata das questões que se colocam à realização de atividades de expressão musical na Educação Pré-escolar. Para o efeito, foi aplicado um questionário aos profissionais de Educação de Infância em exercício com o objetivo de saber a sua opinião sobre a sua prática neste domínio. Paralelamente procedemos ao levantamento e análise de 50 relatórios finais de Mestrado de Qualificação para a Docência defendidos entre 2000 e 2020, cujo tema se centrou na música no Pré-escolar, com o objetivo de conhecer a opinião destes sobre o mesmo tópico a partir da sua prática de ensino supervisionada. Este estudo evidenciou algumas contradições entre as observações verificadas pelos mestrandos no seu estágio e as observações feitas pelos educadores de infância no ativo nas suas respostas ao questionário.

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Biografias Autor

Maria José Artiaga, Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa, Portugal

Maria José Artiaga fez o curso superior de piano no Conservatório Nacional de Lisboa e a sua licenciatura e mestrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a dissertação “A disciplina de Canto Coral no período do Estado Novo: contributo para a história dp ensino da educação musical em Portugal”. Doutorou-se no Royal Holloway da Universidade de Londres com a dissertação “Continuity and Change in Three Decades of Portuguese Musical Life 1870 – 1900”. Foi professora coordenadora da Escola Superior de Educação de Lisboa. Atualmente é investigadora do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), da Universidade Nova de Lisboa. As suas publicações têm abordado temas da música portuguesa, essencialmente sobre o ensino da música, crítica musical e estudos de género.

Patrícia Costa, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) - Escola de Tecnologias Aplicadas

Licenciatura e o mestrado na área de Matemática. É doutorada na área de Estatística/Psicometria. A sua investigação foca-se em tópicos de Avaliação Educacional, Estatística Aplicada, Educação Comparativa e Psicometria. A maior parte da investigação que tem feito incide na análise estatística de bases de dados internacionais (por exemplo, PISA, PIAAC, PIRLS, ICCS, TIMSS, TALIS) e na validação de novos instrumentos e inquéritos. Tem experiência de investigação e de prestação de apoio técnico a decisores políticos no Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia, onde desenvolveu, entre outros, trabalho relacionado com a utilização e construção de bases de dados. É autora/co-autora de diversos artigos científicos em revistas internacionais, capítulos de livros e relatórios técnicos.

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Publicado

05-02-2025

Como Citar

Artiaga, M. J., & Costa, P. (2025). Atividades de Expressão Musical no Jardim de Infância: conceções e práticas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(1), e377. https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.377