A Mediação Artística e Cultural na Escola: Perspectivas na primeira pessoa ou um lugar de fala para o mediador artístico-cultural a operar em contexto educativo e comunitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.372

Palavras-chave:

Arte, Educação, Cidadania, Comunidade, Projetos Artísticos e Transdisciplinares, Mediação Artístico-Cultural

Resumo

A ideia de que a arte e a educação deveriam andar de mãos dadas e da transformação que a arte pode operar no desenvolvimento da pessoa humana e na sociedade em que vivemos não é nova. Desde Platão que vários teóricos apontam as mais-valias da educação com a arte como base da formação holística das pessoas e como forma de criar envolvimento engajado e transformação social. Acreditamos que o papel do mediador cultural e artístico a trabalhar no seio da escola pode ser um fator fundamental neste processo e que pela sua ação podem ocorrer transformações sociais e educacionais na escola e na comunidade.  Arte é vida! Arte, cultura, vida não podem no nosso entender aparecer de forma espartilhada e compartimentada.  Acreditamos no papel do mediador cultural e artístico a operar em contexto educativo e comunitário como forma de impulsionar processos de participação ativa, informada e a criação de espaços de diálogo e respeito pelos dissensos e como promotor de vontades de cidadania ativa, reforço do sentimento de pertença a uma comunidade, valorização da diversidade cultural e humana e inclusão. Esta comunicação espelha a perspetiva na primeira pessoa, de mais de uma década enquanto profissional ao serviço da escola e da comunidade e dos projetos desenvolvidos em contexto educativo e profissional desde 2009.

 

Palavras-chave: Arte, Educação, Cidadania, Comunidade, Projetos Artísticos  e Transdisciplinares; Mediação Artística  e Cultural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Patricia Filipa Ribeiro Martins, Universidade de Coimbra

Licenciada em Animação Cultural pela e Mestre em Gestão Cultural pela ESAD.CR do Politécnico de Leiria e com uma Pós-graduação em Comunicação e Marketing (ESECS-Politécnico de Leiria).

Escreve para a infância tendo publicado três livros um deles integrado no Plano Nacional de Leitura.

É doutoranda (bolsa de doutoramento da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia ) , em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, procurando  investigar e refletir sobre a pertinência da mediação artístico-cultural em contexto educativo.

Referências

Aboudrar, B.; Mairesse, F. (2016) .La Médiation Culturelle. Paris:Presses Universitaires de France

André, J.(1999). Pensamento e Afetividade. Quarteto

Barreto, A. (1995). Portugal na periferia do centro: mudança social, 1960 a 1995. Análise Social, 30(134), 841–855.

Beuys, J. ( 2010). Cada Homem é um Artista. 7 Nós

Bourdieu, P. (2007). Escritos em Educação. Editora Vozes.

Caune, J. (2017), La Médiation Culturelle, Expérience esthétique et construction du Vivre-ensemble. PUG éditions

Caune, J. (1999). Pour une éthique de la médiation. Presses universitaires de Grenoble

Charréu, L. ( 2018). A pesquisa educacional baseada nas artes (PEBA). Lisboa : Revista Portuguesa de Educação Artística

Chaumier, S.; Mairesse, F. (2013) La Médiation Culturelle. Armand Colin.

Dewey, J. (2002) A Escola e a Sociedade e a Criança e O Currículo. Relógio D’Água

Eisner, E. (2008). Handbook of Research on Policy in Art Education. National Art Education

Eisner, E. (2002) . The Arts and The Creation Of Mind. Yale University Press

Freire, P. (2013). Educação e Mudança. Paz e Terra

Goleman, D. ( 1997). Inteligência Emocional. Temas e Debates.

Harlan, V. (2014) “What is Art? Joseph Beuys”. Clairview Books

Julien, L (2016). Mémoire sur la Médiation Culturelle: 6 Recommendations - Médiation Culturelle et Hausse du Taux de Participation à la Culture. La médiation culturelle-Groupe de Recherche

Lafortune, J. (dir). (2012). La Médiation Culturelle: Le Sens des Mots et l'Essence des Pratiques. Presses de l'Université du Québec

Leavy, P. (2015). Method Meets Art-Arts-Based Research Practice. The Guilford Press

Lopes, J. (2008). Da Democratização à Democracia cultural. Profeedições

Matarasso, F. ( 1997). Use or Ornament: Social Impact of Participation in the Arts. Comedia

Matarasso, F. (2019). Uma Arte Irrequieta. Fundação Calouste Gulbenkian

Nelson, R. (2013). Practice as Research in the Arts. Palgrave Macmillan

Petit, M. ( 2020). Ler o Mundo. Faktoria K de Livros

Quintas, E. (2014). “Cultural Mediation: Questions and Answers, a Guide”, Mediation Culturelle. Culture Pour Tous

Rancière, J. (2002). O Mestre Ignorante- Cinco Lições Sobre a Emancipação Intelectual. Autentica

Rancière, J. (2010). O Espetador Emancipado. Orfeu Negro

Read, H. (1958). A Educação Pela Arte. Edições 70

Robinson, K. (2015). Creative Schools. Viking

Ruby, C, (2001), « Médiation culturelle », dans Emmanuel de Waresquiel, Dictionnaire des politiques culturelles. Larousse CNRS

Trindade, B. (2017). Estudo da importância da animação sociocultural em contexto educativo; http://quadernsanimacio.net ; 26 julho de 2017; ISSN: 1698-4404

UNESCO-Road Map for Arts Education.( 2006). UNESCO

Great Art And Culture For Everyone-10-Year Strategic Framework (2013). Arts Council England

Manifesto Plano Nacional das Artes, (2019). Lisboa: Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Plano Nacional das Artes

Carta de Porto Santo, A cultura e a promoção da democracia para uma cidadania europeia. (2021) Porto Santos e Lisboa : República Portuguesa, Plano Nacional das Artes e GEPAC

Read, H. (1958). A Educação Pela Arte. Edições 70

Robinson, K. (2015). Creative Schools, Viking

Vigotsky, Lev, (2012). Imaginação e Criatividade na Infância (edição original, 1930), Dinalivro

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Ribeiro Martins, P. F. (2024). A Mediação Artística e Cultural na Escola: Perspectivas na primeira pessoa ou um lugar de fala para o mediador artístico-cultural a operar em contexto educativo e comunitário. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(2), e-372. https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.372