A Mediação Artística e Cultural na Escola: Perspectivas na primeira pessoa ou um lugar de fala para o mediador artístico-cultural a operar em contexto educativo e comunitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.372

Palavras-chave:

Arte, Educação, Cidadania, Comunidade, Projetos Artísticos e Transdisciplinares, Mediação Artístico-Cultural

Resumo

A ideia de que a arte e a educação deveriam andar de mãos dadas e da transformação que a arte pode operar no desenvolvimento da pessoa humana e na sociedade em que vivemos não é nova. Desde Platão que vários teóricos apontam as mais-valias da educação com a arte como base da formação holística das pessoas e como forma de criar envolvimento engajado e transformação social. Acreditamos que o papel do mediador cultural e artístico a trabalhar no seio da escola pode ser um fator fundamental neste processo e que pela sua ação podem ocorrer transformações sociais e educacionais na escola e na comunidade.  Arte é vida! Arte, cultura, vida não podem no nosso entender aparecer de forma espartilhada e compartimentada.  Acreditamos no papel do mediador cultural e artístico a operar em contexto educativo e comunitário como forma de impulsionar processos de participação ativa, informada e a criação de espaços de diálogo e respeito pelos dissensos e como promotor de vontades de cidadania ativa, reforço do sentimento de pertença a uma comunidade, valorização da diversidade cultural e humana e inclusão. Esta comunicação espelha a perspetiva na primeira pessoa, de mais de uma década enquanto profissional ao serviço da escola e da comunidade e dos projetos desenvolvidos em contexto educativo e profissional desde 2009.

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Biografia Autor

Patricia Filipa Ribeiro Martins, Universidade de Coimbra

Licenciada em Animação Cultural pela e Mestre em Gestão Cultural pela ESAD.CR do Politécnico de Leiria e com uma Pós-graduação em Comunicação e Marketing (ESECS-Politécnico de Leiria).

Escreve para a infância tendo publicado três livros um deles integrado no Plano Nacional de Leitura.

É doutoranda (bolsa de doutoramento da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia ) , em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, procurando  investigar e refletir sobre a pertinência da mediação artístico-cultural em contexto educativo.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Ribeiro Martins, P. F. (2024). A Mediação Artística e Cultural na Escola: Perspectivas na primeira pessoa ou um lugar de fala para o mediador artístico-cultural a operar em contexto educativo e comunitário. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(2), e372. https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.372