Mapa de Olhares: Práticas de intervenção em Mediação Artística e Cultural no Espaço Artes do Instituto Politécnico de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.364Palavras-chave:
Projeto em Mediação Artística e Cultural, Participação cultural, Processos criativos, Tecnologias da informação e comunicaçãoResumo
O presente estudo desenvolvido no ano de 2021, durante a pandemia da Covid-19 em Portugal, teve como objetivo dar a conhecer o Espaço Artes do Instituto Politécnico de Lisboa (Espaço Artes do IPL) à comunidade da Escola Superior de Educação (ESELx), através de um projeto em Mediação Artística e Cultural (MAC) no plano digital e afastar a distância simbólica que existia entre os mesmos. A proposta de intervenção teve como ponto de partida a exposição de Desenho e Ilustração Científica dos alunos da Licenciatura de Artes Visuais e Tecnologia da ESELx, que procurou despertar nos participantes novas formas de se relacionarem com as obras expostas através de processos de composição interpretativa baseados na linguagem fotográfica. O resultado dessa atividade foi a criação da galeria virtual Mapa de Olhares. O projeto reforçou que é possível o mediador adaptar-se às imprevisibilidades através de distintos modelos de comunicação e participação. Por outro lado, os vários estímulos lançados nas atividades originaram composições dinâmicas e motivaram a inter-relação dos grupos. Constatou-se ainda a necessidade da construção de uma rede de parceiros locais que facilite o acesso dos grupos para os quais as atividades criativas e a conexão social são pré-condições para o envolvimento cultural. Por fim foram discutidas algumas das contradições no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos projetos em MAC.
Palavras-chave: Projeto em mediação artística e cultural, participação cultural, processos criativos, tecnologias da informação e comunicação.
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