Mapa de Olhares: Práticas de intervenção em Mediação Artística e Cultural no Espaço Artes do Instituto Politécnico de Lisboa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.364

Palavras-chave:

Projeto em Mediação Artística e Cultural, Participação cultural, Processos criativos, Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

O presente estudo desenvolvido no ano de 2021, durante a pandemia da Covid-19 em Portugal, teve como objetivo dar a conhecer o Espaço Artes do Instituto Politécnico de Lisboa (Espaço Artes do IPL) à comunidade da Escola Superior de Educação (ESELx), através de um projeto em Mediação Artística e Cultural (MAC) no plano digital e afastar a distância simbólica que existia entre os mesmos. A proposta de intervenção teve como ponto de partida a exposição de Desenho e Ilustração Científica dos alunos da Licenciatura de Artes Visuais e Tecnologia da ESELx, que procurou despertar nos participantes novas formas de se relacionarem com as obras expostas através de processos de composição interpretativa baseados na linguagem fotográfica. O resultado dessa atividade foi a criação da galeria virtual Mapa de Olhares. O projeto reforçou que é possível o mediador adaptar-se às imprevisibilidades através de distintos modelos de comunicação e participação. Por outro lado, os vários estímulos lançados nas atividades originaram composições dinâmicas e motivaram a inter-relação dos grupos. Constatou-se ainda a necessidade da construção de uma rede de parceiros locais que facilite o acesso dos grupos para os quais as atividades criativas e a conexão social são pré-condições para o envolvimento cultural. Por fim foram discutidas algumas das contradições no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos projetos em MAC.

Palavras-chave: Projeto em mediação artística e cultural, participação cultural, processos criativos, tecnologias da informação e comunicação.

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Biografia Autor

Mariana Gouveia Faria, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Mestranda em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Licenciada em Mediação Artística e Cultural na Escola Superior de Educação de Lisboa. Participa no projeto ENTRE: Investigação em Mediação Artística e Cultural no âmbito do CIED/ESELx. É mediadora cultural no Centro de Arte Moderna Gulbenkian (CAM).

Os interesses de investigação e de intervenção centram-se nas temáticas ligadas a projetos colaborativos e de intervenção em Mediação Artística e Cultural, ao discurso dos mediadores culturais em museus de arte moderna e contemporânea, à curadoria participativa e à participação cultural.

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Publicado

24-01-2024

Como Citar

Gouveia Faria, M. (2024). Mapa de Olhares: Práticas de intervenção em Mediação Artística e Cultural no Espaço Artes do Instituto Politécnico de Lisboa. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(2), e364. https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.364