Contextos, práticas e conceções em torno da Mediação Artística e Cultural: resultados das pesquisa desenvolvida por futuros profissionais

Autores

  • Joana Campos Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.363

Palavras-chave:

Mediação Artística e Cultural, Profissionalização dos Mediadores Artísticos e Culturais, Formação em Mediação Artística e Cultural

Resumo

No presente texto procura-se contribuir para a discussão em torno da profissionalização e profissionalidade dos agentes da mediação artística e cultural (MAC). O pano de fundo para essa discussão traça-se com apoio das referências teóricas sobre profissões, a par dos estudos sobre mediadores artísticos e culturais. A análise centra-se no processo formativo desenvolvido no âmbito da licenciatura em MAC da ESELx-IPL, concretamente na Unidade Curricular, Profissionalidade e MAC, metodologicamente organizada em dois planos. Num primeiro, faz-se a apresentação das intencionalidades curriculares da UC, no quadro dos objetivos formativos do curso. Num segundo plano, analisa-se exploratoriamente os trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes, relativos a 4 anos letivos (entre 2018/19 e 2021/22). A análise desenvolvida permite conhecer as questões e problemáticas de pesquisa escolhidas pelos estudantes, a par do alargamento do conhecimento sobre os perfis e as práticas profissionais em MAC, assim como os contextos profissionais. A análise exploratória realizada permitiu uma aproximação às questões relacionadas com o reconhecimento e afirmação da MAC e dos (seus) profissionais, em diversas dimensões, concluindo-se sobre a relevância de ser continuada a prática investigativa neste âmbito, designadamente na formação destes profissionais.

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Biografia Autor

Joana Campos, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Docente na Escola Superior de Educação de Lisboa (IPL) desde 2009, nos cursos de licenciatura em Animação Sociocultural, Mediação Artística e Cultural e Educação Básica e no mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária. Com desenvolvimento de investigação na área da sociologia da educação e das profissões, maioritariamente desenvolvida no CIES-ISCTE.

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Publicado

24-01-2024

Como Citar

Campos, J. (2024). Contextos, práticas e conceções em torno da Mediação Artística e Cultural: resultados das pesquisa desenvolvida por futuros profissionais. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(2), e-363. https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.363