A mediação e o mediador: reflexões sobre experiências artístico-pedagógicas

Autores

  • Robson Rosseto Universidade Estadual do Paraná - Unespar https://orcid.org/0000-0002-7905-9819
  • Victor Emanuel Carlim Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.353

Palavras-chave:

Mediação Artística, Experiência Artístico-Pedagógica, Espectadores

Resumo

O presente estudo traça um paralelo e identifica os cruzamentos entre a mediação artística no campo das artes visuais com o teatro, a partir de experiências artístico-pedagógicas de um dos pesquisadores desta pesquisa como mediador no museu Solar do Barão e em uma determinada disciplina curricular do Curso de Teatro da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, Brasil.

Os resultados sublinham que a mediação proporciona possibilidades de experiências enriquecedoras ao espectador, de modo a ampliar seu repertório artístico-cultural, estimulando o seu desenvolvimento perceptivo ao propiciar contatos com outros saberes que são produzidos no contexto social e que, quando compartilhados, são apreendidos como novos conhecimentos.

Neste sentido, os processos de mediação de uma obra artística contribuem para que o espectador se torne um participante mais ativo no processo de fruição, uma vez que ele pensa, cria, imagina e transita por vários sentidos e significados.

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Biografias Autor

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Ator, diretor teatral e professor do Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES (Mestrado Profissional) e do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, campus de Curitiba II, Brasil. Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (CNPq/Unespar) e coordenador do GT Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE.

Victor Emanuel Carlim, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Brasil

Ator, arte-educador, Mestre em Artes e graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná

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Publicado

24-01-2024

Como Citar

Rosseto, R., & Carlim, V. E. (2024). A mediação e o mediador: reflexões sobre experiências artístico-pedagógicas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(2), e353. https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.353