A mediação e o mediador: reflexões sobre experiências artístico-pedagógicas

Autores

  • Robson Rosseto Universidade Estadual do Paraná - Unespar https://orcid.org/0000-0002-7905-9819
  • Victor Emanuel Carlim Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.353

Palavras-chave:

Mediação Artística, Experiência Artístico-Pedagógica, Espectadores

Resumo

O presente estudo traça um paralelo e identifica os cruzamentos entre a mediação artística no campo das artes visuais com o teatro, a partir de experiências artístico-pedagógicas de um dos pesquisadores desta pesquisa como mediador no museu Solar do Barão e em uma determinada disciplina curricular do Curso de Teatro da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, Brasil.

Os resultados sublinham que a mediação proporciona possibilidades de experiências enriquecedoras ao espectador, de modo a ampliar seu repertório artístico-cultural, estimulando o seu desenvolvimento perceptivo ao propiciar contatos com outros saberes que são produzidos no contexto social e que, quando compartilhados, são apreendidos como novos conhecimentos.

Neste sentido, os processos de mediação de uma obra artística contribuem para que o espectador se torne um participante mais ativo no processo de fruição, uma vez que ele pensa, cria, imagina e transita por vários sentidos e significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Ator, diretor teatral e professor do Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES (Mestrado Profissional) e do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, campus de Curitiba II, Brasil. Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (CNPq/Unespar) e coordenador do GT Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE.

Victor Emanuel Carlim, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Brasil

Ator, arte-educador, Mestre em Artes e graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná

Referências

Barbosa, A. M. (2016). Mediação, medição, ação. Revista Digital Art&, 13(17), p. 1-18.

Barbosa, A. M. (2005). Arte/Educação Contemporânea. São Paulo: Cortez.

Barreiro, M. F.; Carvalho, A. B.; Furlan, M. R. (2018). A arte e o afeto na inclusão escolar: potência e o pensamento não representativo. Childhood and Philosophy, 14(30), p. 517-534.

Benjamin, W. (1985). A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política-ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas (v.1, 2. ed.). São Paulo: Brasiliense.

Bondía, J. L. (2022). Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, p.20-28.

Cabral, B. (2006) Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec.

Carvalho, C. (2005). Espaços de cultura e formação de professores/monitores. In: Leite, M. I.; Ostetto, L. E. (Org.) Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus.

Coutinho, R. G. e lia, C. S. (2018). A mediação cultural pela perspectiva da arte/educação: comentários sobre uma experiência. In: Queiroz, J. P. e Oliveira, R. Os riscos da arte: formação e mediação. (p. 134-154). Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes.

Desgranges, F. (2006). Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec.

Didi-huberman, G. (2010). O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34.

Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Jauss, H. R. (1994). A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática.

Martins, M. C. (Org.). (2017). Mediação cultural: olhares interdisciplinares. São Paulo: Uva Limão.

Matsumoto, R. (2018). Prefácio. In: Coradesqui, G. Experiência e mediação dos espetáculos. Vinhedo: Editora Horizonte.

Oliveira, N. W. C. (2014). Estratégias de mediação cultural para a formação do público. Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB. Disponível em: < https://bit.ly/2SqrTm9>. Acesso em: 20 jan. 2020.

Pupo, M. L. de S. B. (2011) A mediação artística, uma tessitura em processo. Revista Urdimento, 1(17), p. 113-121.

Rancière, J. (2012). O espectador emancipado. São Paulo: WMF; Martins Fontes.

Rosseto, R. (2018). Interfaces entre cena teatral e pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor. SãoPaulo: Paco.

Somers, J. (2011). Narrativa, Drama e Estímulo composto. Revista Urdimento, (17), p. 175-185.

Von-sohsten, A. O. (2016). A mediação como (dilatação da) experiência estética: uma análise do projeto mediato. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

Rosseto, R., & Carlim, V. E. (2024). A mediação e o mediador: reflexões sobre experiências artístico-pedagógicas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(2), e-353. https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.353