A mediação e o mediador: reflexões sobre experiências artístico-pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.353Palavras-chave:
Mediação Artística, Experiência Artístico-Pedagógica, EspectadoresResumo
O presente estudo traça um paralelo e identifica os cruzamentos entre a mediação artística no campo das artes visuais com o teatro, a partir de experiências artístico-pedagógicas de um dos pesquisadores desta pesquisa como mediador no museu Solar do Barão e em uma determinada disciplina curricular do Curso de Teatro da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, Brasil.
Os resultados sublinham que a mediação proporciona possibilidades de experiências enriquecedoras ao espectador, de modo a ampliar seu repertório artístico-cultural, estimulando o seu desenvolvimento perceptivo ao propiciar contatos com outros saberes que são produzidos no contexto social e que, quando compartilhados, são apreendidos como novos conhecimentos.
Neste sentido, os processos de mediação de uma obra artística contribuem para que o espectador se torne um participante mais ativo no processo de fruição, uma vez que ele pensa, cria, imagina e transita por vários sentidos e significados.
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