As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.344Palavras-chave:
Licenciatura em Educação Básica, Formação inicial de professores, Processo de Bolonha, Aprendizagem centrada no estudante, Aprendizagem ativaResumo
O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio.
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