As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.344

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação Básica, Formação inicial de professores, Processo de Bolonha, Aprendizagem centrada no estudante, Aprendizagem ativa

Resumo

O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio.

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Biografias Autor

Mariana Feio, Agrupamento de Escolas Passos Manuel

Professora do ensino básico no Agrupamento de Escolas Passos Manuel em Lisboa e professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa. É Doutorada em Educação, com especialização em Formação de Professores pela Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido trabalho de formação e investigação no âmbito da formação de professores e no âmbito da Ética e Cidadania.

Bianor Valente, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Professora adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e presidente do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas. É Doutorada em Educação, com especialização em Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido trabalho de formação e de investigação no âmbito da formação de professores e no âmbito da Didática das Ciências.

Teresa Leite, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Professora coordenadora na Escola Superior de Educação de
Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e Doutora em Educação, com
especialização na área de Formação de Professores pela Universidade de
Lisboa. Participou em projetos nacionais e internacionais na área de formação
de professores, currículo do ensino básico e inclusão de alunos com
necessidades educativas especiais.

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Publicado

28-03-2023

Como Citar

Feio, M., Valente, B., & Leite, T. (2023). As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 97–115. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.344

Edição

Secção

Artigos