A literacia em contexto de guerra: atividade de escrita desenvolvida no Ensino Básico em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.334Palavras-chave:
Literacia, Aprendizagem, Escrita, Participação democráticaResumo
O artigo descreve e analisa uma prática de literacia autêntica realizada com estudantes do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, numa escola urbana portuguesa, com um propósito de compromisso cívico democraticamente participativo. A atividade, decorrente de uma decisão tomada pelos estudantes, consistiu na redação de uma carta, endereçada a cidadãos da Ucrânia, seguindo os procedimentos do ciclo de escrita, acompanhada de um desenho. A carta tinha como objetivo acompanhar os bens de primeira necessidade doados a cidadãos da Ucrânia, em contexto de guerra, e partilhar uma mensagem positiva. O desenho funcionava como reforço e visava assegurar a receção e compreensão da mensagem escrita.
Os produtos alcançados possibilitaram, aos estudantes, perceber a relevância da literacia enquanto prática transformadora e, simultaneamente, desenvolver competências sociais e de participação democrática.
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