A literacia em contexto de guerra: atividade de escrita desenvolvida no Ensino Básico em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.334

Palavras-chave:

Literacia, Aprendizagem, Escrita, Participação democrática

Resumo

O artigo descreve e analisa uma prática de literacia autêntica realizada com estudantes do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, numa escola urbana portuguesa, com um propósito de compromisso cívico democraticamente participativo. A atividade, decorrente de uma decisão tomada pelos estudantes, consistiu na redação de uma carta, endereçada a cidadãos da Ucrânia, seguindo os procedimentos do ciclo de escrita, acompanhada de um desenho. A carta tinha como objetivo acompanhar os bens de primeira necessidade doados a cidadãos da Ucrânia, em contexto de guerra, e partilhar uma mensagem positiva. O desenho funcionava como reforço e visava assegurar a receção e compreensão da mensagem escrita.

Os produtos alcançados possibilitaram, aos estudantes, perceber a relevância da literacia enquanto prática transformadora e, simultaneamente, desenvolver competências sociais e de participação democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Iranita Maria de Almeida Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Letras (UFC), com especializações em Língua Portuguesa (UECE) e Linguística (UFC), Mestrado em Educação (UFC), doutorada em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad Nacional de Educación a Distância/ UNED MADRI) e pós-doutorada em Ciências da Educação (Universidade do Minho, Portugal). Foi membro do Conselho de Educação do Estado do Ceará (Brasil), tendo lecionado em instituições como a Universidade Aberta do Nordeste, Faculdade Católica Rainha do Sertão, Faculdade Evolutivo, SENAC, SENAI, INEP, IFCE, CEFEB/CEE, CENFOR e Universidad Interamericana de la República del Paraguay com funções docentes, funções de planeamento estratégico, acompanhamento, orientação e avaliação de atividades educacionais e pedagógicas. Atualmente é professora de Português, concursada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em efetivo exercício, desde 2016, no IFCE-Cedro (Brasil).

Fernando Azevedo, Universidade do Minho

Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de graduação e de pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. É atualmente o diretor do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, sendo igualmente o responsável científico do Plano Local de Leitura de Braga e do Plano Local de Leitura de Guimarães. Possui o título de Doutor em Ciências da Literatura. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Integra o Observatório de Literatura Infantojuvenil (OBLIJ) e a Associação Portuguesa para a Literacia. Pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Andreia Figueiredo, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho

Licenciada em Educação Básica, frequenta a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, integrando o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho.

Liliana Ribeiro, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho

Licenciada em Educação Básica, frequenta a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, integrando o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho.

Mariana Monteiro, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho

Licenciada em Educação Básica, frequenta a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, integrando o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho.

Referências

Barbeiro, L. F., & Pereira, L. A. (2007). O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual. Ministério da Educação / Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Campos, R., Pinho, R. & Sarmento, C. (Eds.) (2014). Popular and Visual Culture: Design, Circulation and Consumption. Cambridge Scholars Publishing.

Dussel, I. (2009). Escuela y cultura de imagen: los nuevos desafíos. Nómadas, 30, 180-193.

Freebody, P. (2010). Socially responsible literacy education: toward an ‘organic relation’ to our place and time. In Simpson, A., & Christie, F. (Ed.). Literacy and Social Responsibility: Multiple Perspectives (pp. 40-55). Equinox Publishing Ltd.

Grayling, A. C. (2017). War: An Enquiry. Yale University Press.

Lankshear, C.; Gee, J. P.; Knobel, M. & Searle, C. (1997). Changing literacies. Open University Press.

Martins, G. O. (2017). Prefácio. In Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (pp. 5-6). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.

Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acedido em 20 de abril, 2022, de http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

Routman, R. (2018). Literacy Essentials: Engagement, Excellence and Equity for All Learners. Stenhouse Publishers.

Simpson, A., & Christie, F. (2010). Literacy and Social Responsibility: Multiple Perspectives. Equinox Publishing Ltd.

Stevens, L. P. & Bean, T. W. (2007). Critical Literacy: Context, Research, and Practice in the K-12 Classroom. SAGE Publications.

Waxler, R. & Hall, M. (2011). Transforming Literacy: Changing Lives Through Reading and Writing. Brill.

Downloads

Publicado

28-09-2022

Como Citar

Sá, I. M. de A., Azevedo, F., Figueiredo, A., Ribeiro, L., & Monteiro, M. (2022). A literacia em contexto de guerra: atividade de escrita desenvolvida no Ensino Básico em Portugal. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 55–74. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.334

Edição

Secção

Artigos