Programas de compreensão da leitura destinados a alunos de 1º. Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • Tania Filipa Moniz Fernandes Centro de Estudos da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.327

Palavras-chave:

Compreensão da leitura, Leitura, Programas

Resumo

Existem vários programas de ensino explícito da compreensão da leitura, a nível nacional e internacional. Neste sentido, o principal objetivo deste artigo é dar a conhecer os programas de compreensão de leitura existentes internacionalmente destinados a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Foi realizada a revisão dos programas em compreensão da leitura usando a base de dados Scopus e o motor de busca Google e foram analisados 26 estudos. A maioria destes programas inclui um grupo de controlo e um grupo experimental e destina-se a alunos de 4.º ano de escolaridade, sendo escassos para alunos de 2.º ano. A ativação de conhecimentos prévios, a elaboração de resumos, a extração das ideias principais, a resposta a questões e o encontro do significado de palavras desconhecidas são algumas das estratégias cognitivas utilizadas nestes programas. A utilização da estratégia de leitura “anotações”, a técnica Cloze, o uso de um software, sublinhar as ideias principais, usar símbolos e cores diferentes para marcar ideias são exemplos de atividades usadas para melhorar a compreensão da leitura. Os resultados deste estudo indicam que os alunos melhoram a compreensão da leitura e as variáveis em estudo quando intervencionados com programas de compreensão da leitura.

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Biografia Autor

Tania Filipa Moniz Fernandes, Centro de Estudos da Universidade do Minho

É doutorada em Ciências de Educação, especialidade Psicologia de Educação pela Universidade do Minho; formadora acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua, ministra formação na Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e no Sindicato dos Professores da Madeira (SPM). Tamém é investigadora e autora de artigos científicos regionais, nacionais e internacionais na área do ensino-aprendizagem da Leitura, da Consciência Fonológica e da Educação Especial.

Atualmente, é responsável pela avaliação e intervenção pedagógica no CRESCER- Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, tendo ainda  uma rubrica mensal na RTP Madeira no programa Madeira Viva e na Revista Saber. Colabora com o Diário de Notícias da Madeira com a escrita de artigos relativos à área da educação.

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Publicado

30-11-2023

Como Citar

Fernandes, T. F. M. (2023). Programas de compreensão da leitura destinados a alunos de 1º. Ciclo do Ensino Básico. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(1), e327. https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.327