Programas de compreensão da leitura destinados a alunos de 1º. Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • Tania Filipa Moniz Fernandes Centro de Estudos da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.327

Palavras-chave:

Compreensão da leitura, Leitura, Programas

Resumo

Existem vários programas de ensino explícito da compreensão da leitura, a nível nacional e internacional. Neste sentido, o principal objetivo deste artigo é dar a conhecer os programas de compreensão de leitura existentes internacionalmente destinados a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Foi realizada a revisão dos programas em compreensão da leitura usando a base de dados Scopus e o motor de busca Google e foram analisados 26 estudos. A maioria destes programas inclui um grupo de controlo e um grupo experimental e destina-se a alunos de 4.º ano de escolaridade, sendo escassos para alunos de 2.º ano. A ativação de conhecimentos prévios, a elaboração de resumos, a extração das ideias principais, a resposta a questões e o encontro do significado de palavras desconhecidas são algumas das estratégias cognitivas utilizadas nestes programas. A utilização da estratégia de leitura “anotações”, a técnica Cloze, o uso de um software, sublinhar as ideias principais, usar símbolos e cores diferentes para marcar ideias são exemplos de atividades usadas para melhorar a compreensão da leitura. Os resultados deste estudo indicam que os alunos melhoram a compreensão da leitura e as variáveis em estudo quando intervencionados com programas de compreensão da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Tania Filipa Moniz Fernandes, Centro de Estudos da Universidade do Minho

É doutorada em Ciências de Educação, especialidade Psicologia de Educação pela Universidade do Minho; formadora acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua, ministra formação na Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e no Sindicato dos Professores da Madeira (SPM). Tamém é investigadora e autora de artigos científicos regionais, nacionais e internacionais na área do ensino-aprendizagem da Leitura, da Consciência Fonológica e da Educação Especial.

Atualmente, é responsável pela avaliação e intervenção pedagógica no CRESCER- Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, tendo ainda  uma rubrica mensal na RTP Madeira no programa Madeira Viva e na Revista Saber. Colabora com o Diário de Notícias da Madeira com a escrita de artigos relativos à área da educação.

Referências

Baldeón, R. (2014). Efectos del programa “Aprendo jugando” para la mejora de la compresión lectora de textos narrativos en niños de segundo grado de primaria del colegio Lord Byrnon (Dissertação de mestrado). Pontificia Universidad Católica del Perú. Retirado de http://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/handle/123456789/5846

Carretti, B., Caldarola, N., Tencati, C., & Cornoldi, C. (2014). Improving reading comprehension in Reading and listening settings: the effect of two training programmes focusing on metacognition and working memory. Brithis Journal of Educational Psychology, 84(2), 194–210. doi:10.1111/bjep.12022

Castillo, A. M., & Muñoz, S. P. (2009). Influencia del programa “Leer y comprender” en niños del segundo grado de educación primaria I.E.P. San Antonio Abad (Tese de Pós-graduação). Universidad Pontificia Católica del Perú.

Chang, W. C., & Ku, Y. M. (2015). The effects of note-taking skills instruction on elementary students’ reading. Journal of Educational Research, 108(4), 278–291. doi:10.1080/00220671.2014.886175

Elosúa, M. R., García-Madruga, J.A., Vila, J. O., Gómez-Veiga, I., & Gil, L. (2013). Improving Reading comprehension: From metacognitive intervention on strategies to the intervention on working memory executive processes. Universitas Psychologica, 12(5), 1425–1438. doi:10.11144/Javeriana.UPSY12-5.ircm

Ferguson, N., Currie, L., Paul, M., & Topping, K. (2011). The longitudinal impact of a comprehensive literacy intervention. Educational Research, 53(3), 237–256. doi:10.1080/00131881.2011.598657

Fernandes, T. F. M. (2020). Compreender para ler. Ler para compreender. Um programa de ensino e intervenção em compreensão da leitura para o 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. (Tese de Doutoramento). Braga: Universidade do Minho.

Lysenko, L. V., & Abrami, P. C. (2014). Promoting reading comprehension with the use of technology. Computers & Education, 75, 162–172. doi:10.1016/j.compedu.2014.01.010

Machado, A. C., & Capellini, S. A. (2016). Dados preliminares de um programa de intervenção para compreensão leitora por meio da técnica de cloze. Revista Psicopedagógia, 33(101), 144–153. Retirado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v33n101/04.pdf

Marzuca, R. (2004). El Programa de Lectura Silenciosa Sostenida y su Efecto Sobre la Comprensión Lectora (Dissertação de mestrado). Universidad de Chile. Retirado de http://www.repositorio.uchile.cl/handle/2250/105945

McCartney, E., Boyle, J., & Ellis, S. (2015). Developing a universal reading comprehension intervention for mainstream primary schools within areas of social deprivation for children with and without language-learning impairment: a feasibility study. International Journal of Language and Communication Disorders, 50(1), 129–135. doi: 10.1111/1460-6984.12124

Medina, D. P. Q. (2015). Programa de comprensión lectora para niños de tercer grado de educación primaria de una institución educativa estatal del distrito de Chorrillos (Dissertação de mestrado). Universidad Ricardo Palma, Lima.

Nicolau, A. (2001). Implementación del Programa Comprensión de Lectura 1 de Alliende y otros y su Incidencia en el Nivel de Comprensión de Lectura de Niñas de 4º grado de Primaria de la Escuela oficial Urbana para Niñas No. 59 (Dissertação de mestrado). Universidad Rafael Landívar, Guatemala.

Orbea, J. M. M., & Villabeitia, E. M. (2010). La enseñanza de estrategias de comprensión y metacompresión lectora. Un programa implementado por el profesorado. Anales de psicología, 26(1), 112–122. doi: 10.6018/92111

Paris, S. G., Cross, D. R., & Lipson, M. Y. (1984). Informed strategies for learning: A program to improve children’s awareness and comprehension. Journal of Educational Psychology, 76, 1239–1252. doi:10.1037/0022-0663.76.6.1239

Paucar, M. (2007). Influencias de un Programa de Mejoramiento de la Comprensión Lectora sobre el Rendimiento Escolar en Alumnos de Cuarto Grado de Primaria (Dissertação de mestrado). Universidad Ricardo Palma, Lima.

Ponce, H. R., López, M. J., & Mayer, R. E. (2012). Instructional effectiveness of a computer-supported program for teaching reading comprehension strategies. Computers & Education, 59, 1170–1183. Retirado de www.elsevier.com/locate/compedu.

Ritchey, K. D., Silverman, R. D., Montanaro, E. A., Speece, D. L, & Schatschneider, C. (2012). Effects of a tier 2 supplemental reading intervention for at-risk fourth grade students. Except. Child., 78(3), 318–334. doi:10.1177/001440291207800304

Rojo, M. (1990) Efectos de un programa de habilidades psicolingüísticas en el desarrollo de la lectura (Dissertação de mestrado). Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima.

Salinas, J. (2010). Efectos de un programa de comprensión lectora en estudiantes de cuarto de primaria de una institución educativa del Callao (Dissertação de mestrado). Universidad de San Ignacio de Loyola, Lima. Retirado de http://repositorio.usil.edu.pe/handle/123456789/1304

Soriano-Ferrer, M., Sánchez-López, P., Soriano-Ayala, E., & Nievas-Cazorla, F. (2013). Instruction of Reading comprehension strategies through reciprocal teaching: effects of grouping formats. Anales de Psicología, 29(3), 848–854. doi: 10.6018/analesps.29.3.158401

Tapia, V. (2003). Programa Psicopedagógico de Comprensión Lectora: Aprendo a pensar a través de la lectura (APELEC). Lima: Centro de Producción Editorial e Imprenta de la UNMSM.

Viana, F.L., Ribeiro, I. S., Fernandes, I., Ferreira, A., Leitão, C., Gomes S., Pereira, L. (2011). Aprender a compreender torna mais fácil o saber- Um Programa de Intervenção para o 3.º e 4.º ano Ensino Básico. Coimbra: Almedina.

Zarzosa, S. M. (2003). El programa de lectura nivel 1 sobre la comprensión de lectura en niños que cursan el 3er grado de primaria de nivel socioeconómico medio y bajo (Dissertação de mestrado). Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima. Retirada de http://sisbib.unmsm.edu.pe/bibvirtualdata/Tesis/salud/Zarzosa_RS/enPDF/T_completo.PDF

Downloads

Publicado

30-11-2023

Como Citar

Fernandes, T. F. M. (2023). Programas de compreensão da leitura destinados a alunos de 1º. Ciclo do Ensino Básico. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(1), e-327. https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.327