Acento de palavra no português como língua estrangeira

um estudo-piloto e suas implicações pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.323

Resumo

Alguns estudos mencionam dificuldades no desempenho ao nível do acento de palavras em Português Língua Estrangeira (PLE), nomeadamente em aprendentes de língua chinesa. No entanto, são escassos os estudos empíricos sobre o tema. Consequentemente, este estudo-piloto visa (i) compreender melhor o desempenho na produção e perceção de acentos de palavra por alunos chineses de PLE e (ii) retirar as implicações pedagógicas relevantes para práticas de ensino de pronúncia ajustadas. Este estudo em sala de aula foi realizado numa disciplina de Laboratório de Línguas e envolveu 12 participantes: estudantes chineses a frequentar a licenciatura em Português, que começaram a aprender a língua seis meses antes. Foram aplicados dois testes: Teste 1 – discriminação de pares de palavra/frase diferindo na posição do acento de palavra e leitura oral preparada de um pequeno texto; Teste 2 – discriminação de pares de palavra/frase diferindo na posição do acento de palavra e leitura oral não ensaiada de um pequeno texto. Os textos eram comparáveis ​​em termos de extensão, tema, vocabulário, complexidade gramatical e padrões de acento de palavras. As principais descobertas incluem uma diferença estatisticamente significativa nas taxas de correção da leitura preparada e não preparada e o impacto nas taxas de erros identificados de variáveis ​​linguísticas como extensão de palavra, padrão de acento e regra de “acento a partir da ortografia”. Apresentam-se também as implicações pedagógicas destes resultados.

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Biografia Autor

Adelina Castelo, UAB

Adelina Castelo é doutorada em Linguística Educacional (2012), mestre em Linguística Portuguesa (2004) e professora profissionalizada em Estudos Portugueses e Franceses (2001), pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Aberta, membro integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e investigadora no Grupo El@n (integrado no LE@D). As suas áreas de investigação e docência abarcam a linguística e o ensino do português (como língua materna e não materna), sobretudo no âmbito da oralidade e pronúncia, tendo lecionado em Portugal e na China e publicado vários artigos e livros.

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Publicado

29-03-2022

Como Citar

Castelo, A. (2022). Acento de palavra no português como língua estrangeira: um estudo-piloto e suas implicações pedagógicas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 46–78. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.323

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Artigos