Se esta rua fosse minha
Propostas de intervenção em espaço urbano, no cruzamento das artes plásticas e do design
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.316Resumo
“Se esta rua fosse minha” foi o mote para o desenvolvimento de um processo de trabalho com estudantes de artes visuais e tecnologias, como forma de introduzir a investigação em arte e design baseada na prática e guiada pela prática (practice-based e practice-led research) tendo como ponto de partida a intervenção em espaço urbano. A realização de uma cartografia urbana que incluiu formas participadas de diagnóstico, propostas de atuação e intervenção, foram etapas definidas para a ideação de um projeto, por via do qual poderiam os estudantes propor formas de atuação baseadas na prática artística, na prática do design ou na interligação entre ambas as áreas. O presente texto pretende dar conta dos processos de trabalho e dos resultados deste projeto, considerando as suas vantagens, contingências e limites, procurando, finalmente, servir como ponto de reflexão acerca das ligações entre escola, comunidade e participação cívica na formação de futuros profissionais, nas áreas das artes visuais, do design ou da educação artística.
Downloads
Referências
Appadurai, A. (2004). Dimensões Culturais da Globalização. Teorema.
Brighenti A. M. (2011). “Imaginacções”. Imagens Actuantes e a Imaginação
dos Territórios Urbanos. In R. Campos, A. M. Brighenti, & L. Spinelli
(Eds.), Uma Cidade de Imagens. Produções e Consumos Visuais em
meio Urbano. Mundos Sociais.
Campos, R., (2011). Identidade, Imagem e Representações da Metrópole. In A.
M. Brighenti, & L. Spinelli (Eds.), Uma Cidade de Imagens. Produções
e Consumos Visuais em meio Urbano. Mundos Sociais.
Margolin, V. (2002). The politics of the artificial: essays on design and design
studies. The University of Chicago Press.
Nelson, R. (2013). Practice as Research in the Arts. Palgrave Mcmilan.
Smith, H. & Dean R. (2009). Practice Led Research, Research-Led Practice in
the Creative Arts. Edinburg University Press.
Sullivan, G. (2009). Art Practice as Research. SAGE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Teresa Isabel Matos Pereira, Sandra Pereira Antunes
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.