O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.314Resumo
O ensino de PLE tem prosperado no território chinês devido ao aprofundamento das relações socioeconómicas e diplomáticas com os países de língua portuguesa. A aprendizagem da língua portuguesa tem sido sinónimo de competitividade e empregabilidade para os estudantes de Português presentes em mais de meia centena de instituições de ensino superior dispersas pelas diversas regiões da China. Devido ao célere crescimento do ensino e à extensão territorial, existem particularidades do PLE na China que carecem ainda de uma análise minuciosa e descritiva. Neste âmbito, este artigo tem como principal objetivo compreender o perfil e as características dos professores portugueses na China continental. Através do recurso a questionários dirigidos aos docentes, as principais conclusões deste estudo permitem compreender aspetos como a dimensão quantitativa, a formação académica e profissional, a distribuição geográfica ou a presente situação laboral destes professores, afetada, em muitos casos, pelos efeitos da pandemia.
Downloads
Referências
André, C. A. (2016). O Português na China: passado, presente e futuro. In Uma Língua para ver o mundo. Olhando o Português a partir de Macau (pp. 189-215). Instituto Politécnico de Macau.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed.). Atlas.
Gonçalves, L. (2019). Breve perfil de docentes a lecionar na China Continental. In Y. Qiaorong & F.D. Albuquerque (Org.), O ensino do português na China: parâmetros e perspectivas (pp. 329-352). Edufrn.
Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 201-210.
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (2020). Perfil do Aluno 2018/2019. https://www.dgeec.mec.pt/np4/97/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=147&fileName=DGEEC_DSEE_2020_PERFIL_DO_ALUNO_1819.pdf
Jatobá, J. (2020). Política e Planejamento Linguístico na China: Promoção e Ensino da Língua Portuguesa [Tese de Doutoramento, Universidade de Macau]. Repositório Institucional da Universidade de Macau. https://library.um.edu.mo/lib_info/newbooks_pt/all
Li, C.S. (2017). A língua portuguesa e a estratégia económica de “Uma Faixa e Uma Rota”. In C. A. André & R. Pereira (Coord.), Actas do 3.º Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na China (pp. 3–24). Instituto Politécnico de Macau.
Li, C.S. (2018). Inspiração histórica: o ensino da língua portuguesa e a China moderna. In C. A. André, R. Pereira & L. Inverno (Coord.), Actas do 4.º Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na China (pp. 3–22). Instituto Politécnico de Macau.
Lumdsen, J. (2007). Online questionnaire design guidelines. In R. Reynolds, R. Woods & J. Baker (Eds.), Handbook on research electronic surveys and measurements (pp. 44-64). Idea Group.
Pires, M. J. (2021a). Português Língua Estrangeira na China: o ensino remoto emergencial nos primeiros tempos de Covid-19. Scripta, 25(53), 536-561.
Pires, M. J. (2021b). Role-Play como estratégia de ensino de língua: a perspetiva de estudantes de Português na China. Revista Internacional em Língua Portuguesa, 40, 35-51.
Ramos, L. F. (2020). “Na China é impressionante: 50 universidades ensinam português a 5000 alunos”. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/05-mai-2020/na-china-e-impressionante-50-universidades-ensinam-portugues-a-5000-alunos-12138499.html
Sousa, M., & Baptista, C. (2012). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios - Segundo Bolonha. (3ª ed.). Edições Lidel.
Yan, Q. (2019). O desenvolvimento do ensino de português na China: história, situação atual e novas tendências. In Y. Qiaorong & F.D. Albuquerque (Org.), O ensino do português na China: parâmetros e perspectivas (pp. 329-352). Edufrn.
Ye, Z. (2014). Algumas Considerações sobre a Expansão do Ensino da Língua Portuguesa na China. In M. J. Grosso & A. P. Godinho (Eds.), O Português na China: Ensino e Investigação (pp. 42-54). Edições Lidel.
Castelo, A., & Sun, Y. (2020). Retrato actual do ensino e certificação de PLNM no ensino superior da China. In Z. Yunfeng, I. P. Lopes & A. Castelo (Eds.), 中國高等院校葡萄牙語教學發展報告藍皮書 (1960-2020) Livro Azul - Relatório sobre o Ensino do Português em Instituições de Ensino Superior da China (1960-2020) (pp. 22-65). Instituto Politécnico de Macau.
Zhao, H., & Zhao, J. (2015). Ensino de Português na China: da explosão ao amadurecimento. In C. André & C. Lin (Coord.), Atas do 2º Fórum Internacional de Ensino da Língua Portuguesa na China (pp. 37-54). Instituto Politécnico de Macau.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Manuel João Pires
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.