Entre as incertezas e o virtual
a Universidade e a Mobilidade Acadêmica Internacional em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.291Resumo
Este artigo analisa as possibilidades da mobilidade acadêmica internacional no contexto atual de pandemia covid-19. Discute também o futuro da educação superior, da situação da mobilidade acadêmica durante a pandemia e da oferta da mobilidade virtual internacional, considerando o cenário mundial do covid-19 com seu impacto nas relações e formas de aprendizado. O estudo teórico e reflexivo, assume um caráter exploratório de natureza interpretativa e baseia-se em recursos bibliográficos e documentais. Os resultados se concentram nos efeitos da mobilidade acadêmica internacional para a vida e a mobilidade dos estudantes e as novas possibilidades que se abrem para a cooperação internacional entre instituições universitárias em todo o mundo.
Downloads
Referências
Almeida, J. (2020). Internacionalização da educação/ensino superior. Sociologias, Porto Alegre, 54(1), 9-19
Bilecen, B. (2020). Commentary: COVID-19 Pandemic and Higher Education: International Mobility and Students’ Social Protection. International Organization for Migration, 58(4), 263-266
Gacel-Avila, J. (2005). The Internalization of Higher Education: A Paradigm for Global Citizenry. Journal of Studies in International Education, New York, 2(1), 121-136
Goris, J. A. Q. (2020). How will covid-19 affect international academic mobility?. International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean (IESALC), Acesso em 10 de outubro, 2020, de: https://www.iesalc.unesco.org/en/2020/06/26/how-will-covid-19-affect-international-academic-mobility
Hildeblando Júnior, C. A.; Finardi, K. R. (2018). Internationalization and Virtual Collaboration: Insights from COIL Experiences. Ensino em Foco, 1(1), 19-33.
Hildeblando Júnior, C. A.; Finardi, K. R. (2020). Telecolaboração e internacionalização do ensino superior: reflexões a partir da pandemia covid-19. Revista Intercâmbio, 45(1), 254-278
Marinoni, G. (2020). The impact of covid-19 on higher education around the world. International Association of Universities Global Survey Report, France, may 2020. Acesso em 01 de outubro, 2020, de: https://www.iau-aiu.net/IMG/pdf/iau_covid19_and_he_survey_report_final_may_2020.pdf
Mercado, S. (2020). International Student Mobility and the Impact of the Pandemic. BizEd Magazine, jun.2020. Acesso em 10 de outubro, 2020, de: https://bized.aacsb.edu/articles/2020/june/covid-19-and-the-future-of-international-student-mobility
Ogden, A. C.; Streitwieser, B.; Van Mol, C. (2020). How COVID-19 could accelerate opportunities for IHE. University World News, april 2020. Acesso em 05 de outubro, 2020, de: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200403133447141
Recio, S. G.; Colella, C. (2020). The world of higher education after covid-19: How COVID-19 has affected young universities. Yerun Brussels Office, Brussels
Ribeiro, D. (1969). A universidade necessária. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
Salles, J. C. (2020). Universidade Pública e Democracia. São Paulo: Boitempo
Schleicher, A. (2020). The impact of COVID-19 on education - Insights from Education at a Glance 2020. OECD Education and Skills, Paris. Acesso em 14 de outubro, 2020, de: https://www.oecd.org/education/the-impact-of-covid-19-on-education-insights-education-at-a-glance-2020.pdf
Sousa Santos, B. (2018). Construindo as Epistemologias do Sul - Antologia essencial - Volume II: Para um pensamento alternativo de alternativas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO
Tesar, M. (2020). Towards a Post-Covid-19 ‘New Normality?’: Physical and Social Distancing, the Move to Online and Higher Education. Policy Futures in Education, 18 (1), 556-559
Unesco Iesalc. (2020). Covid-19 and higher education: Today and tomorrow: Impact analysis, policy responses and recommendations. Acesso em 10 de abril, 2020, de: http://www.iesalc.unesco.org/en/wp-content/uploads/2020/04/COVID-19-EN-090420-2.pdf
Veiga, F. H. (2014). Psicologia e Educação: Internacionalização do Ensino e da Investigação. International Journal of Developmental and Educational Psychology: Revista INFAD de Psicologia, 1(5), 30-54
Xiong, W.; Mok, K. H.; Ke, G.; Cheung, J. O. W. (2020). Impact of COVID-19 Pandemic on International Higher Education and Student Mobility: Student Perspectives from Mainland China and Hong Kong. Centre for Global Higher Education, Department of Education, University of Oxford, Oxford, 54 (2), 130-140
Wu, S.; Chang, D.; Sun, F. (2020). Exploring College Student’s Perspectives on Global Mobility during the COVID-19 Pandemic Recovery. Education Sciences, 10 (9), 1-18
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Karla Maria Figueiredo, Sônia Sampaio
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.