As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial

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DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.282

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de estágio realizado nas disciplinas de Psicologia da Educação I e II, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, oferecidas aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia e Música, no período letivo de 2020/1. Objetiva-se ressaltar a importância da compreensão de diferentes metodologias na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto do Ensino Remoto Emergencial, pontuando possibilidades e dificuldades do trabalho docente nesta modalidade, com base no referencial teórico de Saviani (2018), Miranda (2008) e Masetto (2003). Relata-se a experiência das estagiárias, considerando a bagagem teórica e as (im)possibilidades de análise e intervenção em campo como fundamental para a formação docente comprometida com a educação e a transformação da realidade. Conclui-se que a experiência foi formativa para as estagiárias, pois apesar dos desafios do Ensino Remoto Emergencial, a utilização de metodologias diversificadas mostrou-se benéfica.

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Biografias Autor

Sheila Daniela Medeiros dos Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG, Brasil.

Pedagogia, Mestre e Doutora (UNICAMP), Docente da Faculdade de Educação (UFG).

Amanda Ingrid Santos Lima, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Graduanda em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia (FE/UFG)

Lívia Maria Teran Cavalcanti, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Graduanda em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia (FE/UFG)

Ana Paula Kunzler, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Graduada em Relações Internacionais (PUC-GO), Especialista em Relações Internacionais (UnB-DF), Graduanda em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia (FE/UFG)

Jordana de Castro Balduíno Paranahyba, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Graduada em Psicologia (PUC-GO), Mestre e Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Docente da Faculdade de Educação - Curso de Psicologia e Licenciaturas. Universidade Federal de Goiás, Goiás-GO. Atual Diretora de Atenção Estudantil (PRAE/UFG)

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Publicado

29-03-2022

Como Citar

Santos, S. D. M. dos, Lima, A. I. S., Cavalcanti, L. M. T., Kunzler, A. P., & Paranahyba, J. de C. B. (2022). As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 230–252. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.282

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Artigos