Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.278

Resumo

Este trabalho estuda e analisa a perceção de sons consonânticos oclusivos do Português Europeu por aprendentes chineses, com diferentes níveis de proficiência, B1 e C1. Com base em trabalhos como os de Flege (1995) e Best (1995) e nos modelos por eles desenvolvidos, procura-se encontrar resposta que nos permita, enquanto professores de português língua estrangeira, entender melhor as dificuldades manifestadas pelos aprendentes e perceber que fatores poderão estar subjacentes a essas dificuldades. Numa primeira observação de resultados percebe-se que o par [k / g] é o que mais dificuldades causa, em termos de identificação e discriminação. Outro aspeto que sobressai é a ideia de que a língua materna influencia a perceção de sons consonânticos oclusivos, enquanto a experiência de aprendizagem em imersão, e o tempo de estudo não parecem influenciar, significativamente, a percepção das consoantes oclusivas do PE por aprendentes chineses.

 

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Biografia Autor

Ana Margarida Belém Nunes, Universidade de Macau

Professora Associada em Linguística

Departamento de Português

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

Belém Nunes, A. M., & Pan, L. . (2021). Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(2), 167–198. https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.278

Edição

Secção

Artigos