Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.183Resumo
O artigo pretende dar a conhecer a experiência de escrita colaborativa de notícias realizada com alunos matriculados no terceiro ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas da região oeste, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica potenciadora de aprendizagens participadas. Procura-se descrever a tarefa proposta, os objetivos e as aprendizagens esperadas, os participantes, o modo como a gestão da aula foi feita pelos docentes envolvidos e o trabalho desenvolvido pelos alunos. As dificuldades sentidas pelos alunos e as descobertas realizadas ao longo dos segmentos didáticos são igualmente objeto de reflexão, procurando, sempre que possível, recorrer a registos escritos produzidos pelos alunos. Por fim são tecidas algumas considerações com base na análise do trabalho desenvolvido, tanto por alunos como por professores.
Downloads
Referências
Amante, L. (2007). Infância, escola e novas tecnologias. In F. Costa, H. Peralta & S. Viseu (Orgs.), As TIC na Educação em Portugal – Concepções e Práticas. Colecção
Mundo de Saberes. Porto Editora, 102-123.
Balanskat, A., Blamire, R., & Kefala, S. (2006). ICT Impact Report - A review of studies of ICT impact on schools in Europe.European Commission (Ed.). European Communities: European Schoolnet. Retrieved from:
http://ec.europa.eu/education/pdf/doc254_en.pdf
Barbeiro, L. F. & Pereira, L. A. (2007). O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual. ME-DGIDC. Lisboa.
Cadima, A., Gregório, C.; Pires, T.; Ortega, C. & Horta, N. (1997).Diferenciação Pedagógica no Ensino Básico: Alguns Itinerários. Instituto de Inovação Educacional.
Fonseca, G. & Alexandrino, F. (2013). Programa Mais Sucesso Escolar: A experiência do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Vilela, A. (Coord.), Promoção de Mais Sucesso Escolar. Projetos Organizacionais. Cadernos, Escola e Formação do Centro de Formação de Associação e Escolas Braga/Sul, 77-106.
Retrieved from: https://alvarovelho.net/presentations/fenix/Promocao_de_Mais_Sucesso_E scolar.pdf
Fonseca, G. (2018). As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: crenças e perspetivas de formadores. Tese de Doutoramento. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Retrieved from: http://hdl.handle.net/10451/34138
Grave-Resendes, L. & Soares, J. (2002). Diferenciação Pedagógica. Universidade Aberta.
Rodrigues, D. (Org.) (2001). Educação e Diferença – Valores e Práticas para uma Educação Inclusiva. Colecção Educação Especial, Porto Editora.
Teixeira, M., Novo, C. & Neves, E. (2011). Abordagens Relevantes para o Ensino da Escrita – do papel ao digital. Revista Interacções, 19, 238-258. Retrieved from: www.eses.pt/interaccoes
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.