A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down

Autores

  • Maria de Fátima Minetto UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Nathalie Baril UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Ana Caroline Bonato da Cruz UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Parmes Amanda Stier Ramires Pereira UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Nicolle Kristine Santos do Valle UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Thais Carolina Carniel UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Isabel Louise de Souza Correia UFPR - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.153

Resumo

A escolarização é uma fase desafiadora para os pais de crianças com síndrome de Down. Desta maneira, a pesquisa objetivou identificar os critérios que subsidiam pais na escolha da escola para seu filho com SD. O método consistiu numa abordagem predominantemente quantitativa que traz alguns aspectos qualitativos. Foram entrevistados 71 famílias, sendo 63 mães, 3 pais e 5 responsáveis, cujos filhos apresentam diagnóstico de síndrome de Down. Após a computação dos dados levantados, as respostas foram classificadas nas seguintes categorias: 1) Os Critérios Utilizados na Escolha da Escola do (a) Filho (a); 2) Escola e suas Vantagens; 3) Escola e suas Desvantagens. Os resultados apontaram que 47% dos pais que escolheram a escola especial apontaram como vantagem os atendimentos especializados oferecidos, já dentre os pais que escolheram a escola comum, 27% fizeram por acreditar no melhor desenvolvimento. Na comparação dos dados sócio demográficos com a escolha da escola comum, houve associação significativa com relação a escolaridade da mãe. Também ficou evidente que os pais que optaram pela escola comum conhecem mais a legislação. Conclui-se que que são múltiplos os fatores que influenciam a decisão dos pais sendo que as facilidades com relação a rotina diária e segurança tem grande influência.

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Biografias Autor

Maria de Fátima Minetto, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação/UFPR, professora da Pós Graduação em Educação/UFPR

Nathalie Baril, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação/UFPR. Psicóloga e pedagoga

Ana Caroline Bonato da Cruz, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Paraná.Psicóloga Clínica.

Parmes Amanda Stier Ramires Pereira, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Pedagogia/UFPR

Nicolle Kristine Santos do Valle, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Pedagogia/UFPR

Thais Carolina Carniel, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Pedagogia/UFPR

Isabel Louise de Souza Correia, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Pedagogia/UFPR

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Publicado

27-03-2018

Como Citar

Minetto, M. de F., Baril, N., Cruz, A. C. B. da, Pereira, P. A. S. R., Valle, N. K. S. do, Carniel, T. C., & Correia, I. L. de S. (2018). A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 8(1), 62–78. https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.153

Edição

Secção

Artigos