Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”

Autores

  • Alfredo Dias Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Joana Campos Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Joaquim Saraiva Polícia de Segurança Pública
  • Teresa Lima Centro Social Paroquial de São Romão de Carnaxide

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.71

Resumo

O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados  reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágio
profissional que lhe deu origem ter terminado.

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Publicado

31-12-2011

Como Citar

Dias, A., Campos, J., Saraiva, J., & Lima, T. (2011). Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 1(3), 100–117. https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.71

Edição

Secção

Artigos