Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”

Authors

  • Alfredo Dias Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Joana Campos Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Joaquim Saraiva Polícia de Segurança Pública
  • Teresa Lima Centro Social Paroquial de São Romão de Carnaxide

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.71

Abstract

O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados  reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágio
profissional que lhe deu origem ter terminado.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Afonso, R. (2009). Programas Intergeracionais no contexto da Animação Sociocultural. In

Pereira, J. & Lopes, M. (Coord.), A animação sociocultural na terceira idade (pp. 55-62).

Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.

Alves, F. (2003). Ser professor: não profissão, semi-profissão ou profissão? Um contributo

para a análise dos seus pressupostos. Aprender, 28, 103-113.

Ander-Egg, E. (1992). La animación y los animadores. Madrid: Editorial CCS.

Ander-Egg, E. (1991). Metodologia y prática de la animación sociocultural. Madrid: Narcea

Ediciones.

Campos, J, Dias, A, Hortas, MJ, Martins, C, Rocha, C & Simões, A (2010). Da iniciação

profissional à inserção profissional em animação sociocultural: projeto de formação na ESE

de Lisboa. In Costa, C. (Coord.), Animação sociocultural. Profissão e profissionalização dos

animadores (pp. 57-72). Porto: Legis Editora.

Campos, J. (2011). Profissionalização da ASC: (novos) elementos contribuintes para o

reconhecimento e definição da profissão ao nível nacional e internacional. In Pereira, J. &

Lopes, M. (Coord.), As fronteiras da animação sociocultural (pp. 341-357). Chaves:

Intervenção.

Ceballos, P. & Larrazabal, M. (1988). Formación de animadores y dinamicas de la animación.

Madrid: Ed. Popular.

Costa, C. (2010). Desafios à profissão e profissionalização dos animadores socioculturais. In

Costa, C. (Coord.), Animação sociocultural. Profissão e profissionalização dos animadores (pp.

-17). Porto. Legis Editora.

Ferreira, F. (2005). Animação, gestão e parceria: o local em educação. Lisboa: Fundação

Calouste Gulbenkian.

Froufe, S. & Sanchez, M (1994). Construir la animación sociocultural. Salamanca: Amarú Ed..

Jacob, L. (2008). Animação de Idoso. Porto: Editora Âmbar

Jardim, J. (2002). O Método de Animação. Porto: Editora Ave.

Lima, M. (2010). Envelhecimento. Estado da arte. Coimbra: Universidade de Coimbra.

Lopes, M. (2006). Animação sociocultural em Portugal. Chaves: Intervenção – Associação para

a Promoção e Divulgação Cultural.

Lopes, M. (2008). Animação sociocultural em Portugal: Chaves: Intervenção – Associação para

a Promoção e Divulgação Cultural.

Mauritti, R. (2010). Classificação de profissões na investigação em sociologia. Lisboa: Formação

CIES-IUL.

Nóvoa, A. (1991). Os professores: quem são? Donde vêm? Para onde vão? In Stoer, S.

(Org.), Educação, ciências sociais e realidade portuguesa. Uma abordagem pluridisciplinar (pp.

-130). Porto, Ed. Afrontamento.

Nóvoa, A. (Org.). (1995). Profissão Professor. Porto: Porto Editora.

Oliveira, B. (2010). Psicologia do Envelhecimento e do Idoso. Porto: Editora Livpsic.

Osório, A. (2004). Animação sociocultural na terceira idade. In Trilla, J. (Coord.), Animação

sociocultural – teorias, programas e âmbitos (pp. 251-263). Lisboa: Instituto Piaget.

Pereira, J. D. & Lopes, M. S. (2011). As fronteiras da animação sociocultural. Chaves:

Intervenção.

Palmeirão, C. & Menezes, I. (2009). A interacção geracional como estratégia educativa: um

contributo para o desenvolvimento de atitudes, saberes e competências entre gerações. In

Pereira, J. & Lopes, M. (Coord.), A animação sociocultural na terceira idade (pp. 22-35).

Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.

Quintana, J. (1993). Los ambitos profesionales de la animación. Madrid: Narcea.

Quintana, J. (1992). Fundamentos de animación sociocultural, Madrid: Narcea.

Roldão, M. (2000). Formar professores. Os desafios da profissionalidade e o currículo. Aveiro:

CIFOP/Universidade de Aveiro

Sarmento, M. (1994). A vez e a voz dos professores. Contributos para o estudo da cultura

organizacional da escola primária. Porto: Porto Editora.

Sempere, A. (2004). Elaboração de projetos e programas de animação sociocultural. In

Trilla, J. (Coord.), Animação sociocultural – teorias, programas e âmbitos (pp. 135-154). Lisboa:

Instituto Piaget.

Serra, F. (2008). A formação graduada em animação sociocultural e a construção da

profissão de animador sociocultural. O exemplo da escola superior de educação de Lisboa.

In Pereira, J., Vieites, J. & Lopes, M. (Coord.), A animação sociocultural e os desafios do séculoXXI (pp. 303-307). Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação

Cultural.

Silva, A. (2007). Bolonha: uma oportunidade de reflexão sobre a animação sociocultural e

de revisão da formação em animação no ensino superior em Portugal. Práticas de Animação,

Consultado em 12 de abril de 2011 através de

http://revistapraticasdeanimacao.googlepages.com.

Silva, A. (2009). Um reencontro com os estatutos profissionais de animação em Portugal

Práticas de Animação, 2. Consultado em 12 de abril de 2011 através de

http://revistapraticasdeanimacao.googlepages.com.

Silva, N. (2010). Cidadania e segurança: uma análise prospectiva. In I Congresso Nacional de

Segurança e Defesa (pp.1-20). Lisboa: Centro de Congressos de Lisboa.

Trilla, J. (2004). Conceito, exame e universo da animação sociocultural. In Trilla, J. (Coord.),

Animação sociocultural – teorias, programas e âmbitos (pp. 9-44). Lisboa: Instituto Piaget.

Ucar, X. (1992). La animación sociocultural. Barcelona: Ed. CEAC

Published

2011-12-31

How to Cite

Dias, A., Campos, J., Saraiva, J., & Lima, T. (2011). Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 1(3), 100–117. https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.71

Issue

Section

Artigos